30/03/2020

[Resenha] Boa noite | Pam Gonçalves

Boa noite

Autor(a): Pam Gonçalves
Editora: Galera
Páginas: 240
Resenha por: Larissa
Avaliação: 4/5
Compre: Amazon / Submarino




Sinopse: A vida de Alina é normal demais. Boa aluna, boa filha, boa menina. Não que tudo isso seja ruim, mas também não faz dela a garota mais popular da escola. Ao chegar à universidade ela quer deixar tudo pra trás e finalmente ser legal.

Viver em uma república, fazer novos amigos, enfrentar o preconceito em sala de aula - o curso de Engenharia da Computação é dominado por garotos, e muitos não acreditam que mulheres podem entender de números -, ficar longe de casa... Parece a oportunidade para se reinventar.

Alina logo se adapta à vida na República das Loucuras, aparentemente um pueril prédio de tijolinhos, e faz amigos: Manu e Talita são tão diferentes quando adoráveis, Gustavo e Bernardo, o namorado de Talita e morador ocasional, também fazem o possível para que ela se sinta em casa - depois do trote, é claro.

As coisas começam a complicar quando Alina decide arriscar, deixando de vez o rótulo de nerd esquisitona para trás. Festas, bebida, azaração não fazem parte do cotidiano da menina. Até agora. Essa é a nova Alina e ela pretende fazer diferente. Até que uma página de fofocas é criada na internet, e mensagens sobre abusos e drogas começam a pipocar. Alina não tinha como prever que seria tragada para o meio de tudo aquilo nem que teria a chance de fazer alguma diferença.

De uma hora para outra, ela terá que provar do que é capaz e quem realmente é. Tomar cuidado e ao mesmo tempo tentar salvar meninas que estão em perigo. Antes do último suspiro da inocência, a realidade vai se mostrar mais amarga que os sonhos e Alina vai descobrir que, às vezes, sua casa é onde está seu coração.

Resenha: Nesse livro vamos conhecer Alina, uma garota que está deixando a casa dos pais - de onde nunca havia saído antes - para ir fazer faculdade e morar em uma república em outra cidade.

"Tudo que eu quero é começar de novo."

Alina é uma menina considerada nerd e é uma das poucas garotas que cursa Engenharia da Computação - são quarenta e seis meninos para apenas quatro meninas -, curso considerado difícil e para homens; é uma situação bastante complicada, já que até os professores fazem piadinhas machistas.

"Como as pessoas podem ser tão cruéis?"

Na república onde Alina foi morar vivem mais quatro estudantes (cada um de um curso diferente): Manu, Gustavo, Talita e Bernardo - que é o namorado de Talita e não mora oficialmente na república, mas passa a maior parte do tempo lá.

Os colegas de república de Alina - que não são mais calouros - fazem questão de levá-la para festas "bombadas" já na primeira semana de aulas, o que vai totalmente contra os planos que Alina tinha - que era basicamente ficar trancada em casa estudando sempre.

A protagonista não demora muito a tomar seu primeiro porre e, em seguida, em uma de suas saídas para bares, conhecer um rapaz que irá virar sua vida de cabeça para baixo.

Artur é um cara lindo e adorável, que cursa Medicina. Logo que se conhecem já rola uma química entre os dois e Alina vê-se gostando para valer do rapaz - coisa que também não estava em seus planos.

O que Alina e todos os outros estudantes não esperavam era que fosse criada uma página no Facebook com o intuito de postar fofocas de pessoas da faculdade, principalmente envolvendo as festas mais badaladas e "particulares".

Eu fui bastante surpreendida com o livro, não porque não esperava que fosse bom por ser de uma youtuber - muito pelo contrário, esperava que fosse bom justamente por ter sido escrito por quem foi -, mas sim pela coragem da Pam Gonçalves de abordar tantos assuntos importantes já em seu primeiro livro solo, pois é uma obra que traz machismo, estupro, difamação, gordofobia, homofobia, entre outros temas fortes. Livro mais do que recomendado para quem quer uma leitura rápida, mas super válida em termos de trazer reflexões.

"Ao contrário do que somos educadas a pensar, as outras mulheres não são nossas inimigas, mas sim nossas irmãs. Um time. O exército que precisamos proteger. Se não protegermos e cuidarmos umas das outras, não serão os homens que o farão por nós."

10 comentários:

  1. Olá!
    Não conhecia esse livro mas, gostei da premissa. Curti os assuntos abordados e acho que são ótimos nos dias atuais.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  2. A leitura é realmente surpreendente quando li também fiquei surpresa pela qualidade de escrita da Pam, ela abordou questões muitos importantes e significativas, adorei sua resenha!

    ResponderExcluir
  3. Da Pam eu só li o conto mais recente dela, que inclusive tem a personagem principal com o mesmo nome que o meu e eu me identifiquei bastante com ela!
    Ainda não tive a chance de ler o livro dela, mas quero muito, sempre que vejo alguém falando do livro, falam super bem!

    ResponderExcluir
  4. Não acompanho o trabalho da Pam Gonçalves como youtuber, mas já ouvi falar muito bem da escrita dela. Acho que ela acertou na escolha da temática do livro dela, trazendo assuntos tão importantes a serem discutidos na nossa sociedade atual. Tenho muita vontade de ler esse livro dela, até então todas as resenhas que vi sobre Boa Noite são positivas.

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Conheço a Pam como booktuber, por isso sempre tive curiosidade com seu livro, mas ainda não tive coragem para ler. Depois dos seus comentários, e ver que ela trouxe assuntos importantes para serem debatidos, fiquei mais instigada. Quero ver como ela trabalhará eles no enredo. Ótima resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Ao que parece a moça é bem famosa, é um livro interessante para quem curte o estilo, sempre lei resenhas elogiando a autora.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Lari! Eu não consegui me interessar muito para ler esse livro e não é por ser escrito por uma booktuber, mas não curti muito a premissa dele. Enfim, gostei de saber que a leitura foi boa para você e que te surpreendeu

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Hoje em dia tolero mais livros com adolescentes, se fosse uns anos atrás acho que nem daria chance. Porém esse não me despertou tanto o interesse, mesmo assim sempre é válido livros que abordem temas delicados.

    ResponderExcluir
  9. Já li algumas resenhas sobre esse livro, algumas mais controversas do que outras, achando que o assunto principal foi tratado de forma superficial. Mas gostei muito da resenha, acho que é possível que eu dê uma chance a ele.
    bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  10. Oi livreiras, tudo bem?
    Tal como a Lucy, eu já li umas resenhas não tão elogiosas assim a esse livro, mas no geral a premissa dele é muito interessante. Não diria que necessariamente gosto der booktubers escrevendo, mas fico feliz por eles tomarem a iniciativa de deixar o mercado brasileiro um pouco mais sortido.
    Um beijo de fogo e gelo da Lady Trotsky...
    http://www.osvampirosportenhos.com.br

    ResponderExcluir