03/04/2020

[Resenha] O misterioso caso de Styles | Agatha Christie

O misterioso caso de Styles

Autor(a): Agatha Christie
Editora: Globo Livros
Páginas: 288
Resenha por: Viviane
Avaliação: 4/5
Compre: Amazon / Submarino




Sinopse: Quando Mr. Hastings encontra seu velho conhecido John Cavendish casualmente e aceita seu convite para passar uma temporada na enorme e isolada casa de campo de Styles, não imagina a misteriosa trama que o espera. Mrs. Emily Inglethorp, madrasta de John e Laurence Cavendish, herdou a propriedade de seu marido e tem todo o controle sobre patrimônio da família. Seu segundo marido é Alfred Inglethorp, vinte anos mais novo, cujo passado é nebuloso, o que causa enorme apreensão nos filhos de mrs. Emily e nos demais moradores de Styles. A tensão na propriedade chega ao limite quando mrs. Emily é encontrada trancada em seu quarto nos últimos estertores e morre com o nome de seu marido nos lábios.

Morte natural ou envenenamento? Quem além de seu marido teria interesse em sua morte? Como ela pode ter sido envenenada? Para responder a todas essas perguntas, mr. Hastings, velho amigo de Hercule Poirot, pede autorização à família para chamar o excêntrico detetive belga. O astuto e simpático detetive analisa as evidências, entrevista testemunhas e o leitor vai seguindo seus passos a partir da envolvente narração de mr. Hastings. E a ele fica o desafio: diante de provas desconexas, testemunhos duvidosos e inúmeras reviravoltas, como o sagaz Poirot irá desvendar esta imbricada trama onde ninguém é exatamente o que parece?

Neste que é o primeiro romance escrito por Agatha Christie, já estão presentes as marcas que a tornarão a maior escritora de suspense de todos os tempos: o mais famoso detetive, as personagens extremamente bem caracterizadas, a trama em que todos são suspeitos e o final estarrecedor, com todas as personagens reunidas - final que foi alterado pelo primeiro editor e aparece restaurado nessa versão.

Resenha: Em 2018 eu decidi, como meta, ler e conhecer alguns autores ou clássicos, e entre eles estava a Agatha Christie. Como a autora tem muitos livros publicados, resolvi começar pelo primeiro da série que nos apresenta o detetive Hercule Poirot; a obra foi lançada originalmente em outubro de 1920.

O livro é narrado por Arthur Hastings, que vai passar uma temporada na mansão Styles, uma casa de campo da família Inglethorp, localizada na Inglaterra. Lá vivem a Mrs Emily Inglethorp, seu segundo marido, Alfred Inglethorp, os enteados dela, John e Laurence Cavendish - filhos do primeiro casamento de seu primeiro marido, já falecido, e que deixou toda a herança para Emily -, a esposa de John, uma moça que mora de favor para estudar, vários criados e jardineiros.

Em uma manhã, a família encontra Emily agonizando e, posteriormente, ela vem a falecer, tudo levando a crer que fora um ataque cardíaco. Porém surge a desconfiança de que possa ser envenenamento, e todos na casa passam a ser considerado suspeitos. Então Hastings tem a ideia de chamar seu amigo, o famoso detetive Hercule Poirot, para conduzir, em segundo plano, as investigações.

Como eu disse, todos são suspeitos. O primeiro, é claro, é o novo marido, pois supostamente seria o mais beneficiado no testamento de Emily; os enteados também teriam interesse em acabar com a madrasta, já que era ela quem administrava a herança deixada pelo pai deles.

Hercule Poirot vai colhendo pistas e indicando um ou outro suspeito, mas, quando parece que a gente descobriu, o detetive inocenta aquele e acha pistas que levam a outro suspeito, e assim é durante todo o livro: a gente sempre querendo saber o que acontece depois e quem pode ser o culpado. O detetive trabalhava muito com a intuição, então nem tudo que ele desconfia faz sentido em um primeiro momento, prendendo-nos mais ainda na leitura.

"Há situações que você tem de confiar em si mesmo."

Desta vez eu nem cheguei a criar teorias de quem seria o culpado, pois eram muitos suspeitos, muitas pistas, muitos motivos para quererem a velha morta, então eu só li e curti a leitura.

É aquele tipo de estória que te dá mil opções de quem é o culpado e, no final, quando o detetive explica como tudo aconteceu, tudo e nada faz sentido, mas fica parecendo que era tão simples encontrar a resposta.

"Poirot sorriu.
- Você deu excessiva rédea à sua imaginação. A imaginação é boa servidora e mestre ruim. A explicação mais simples é sempre a mais provável."

Eu gostei muito da leitura e, aos poucos, pretendo ir lendo o restante dos livros com o Hercule Poirot, que, pelo o que pesquisei, aparece em mais de quarenta romances da escritora, só não encontrei quantos destes foram publicados no Brasil.

8 comentários:

  1. Eu quero tanto ler algo da autora que nem sei dizer! E eu confesso que adoro ficar desconfiada de vários personagens e tudo mais, mas quando existe tantos mistério e segredos, fica realmente difícil. Deixarei a dica anotada ;)

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  2. Olá tudo bem? Gostei muito da sua resenha, meu sonho é ler os livros dessa mulher só que não sei por onde começar são tantas obras que fico confusa!

    ResponderExcluir
  3. "O Misterioso Caso de Styles" é o meu segundo contato com Agatha Christie. Tem muita reviravolta, eu tinha dois suspeitos e no final não era nenhum dos dois hahaha Sua resenha é ótima e foi esperta em não criar teorias.

    ResponderExcluir
  4. Oi Larissa.

    Este livro é surpreendente estou relendo essa história é quero dar prioridade para outros livros da escritora. Concordo com você a história dá várias opções e deixa suspeitando de todos. Parabéns pela resenha.

    Bjos

    ResponderExcluir
  5. A Agatha Christie é mesmo uma autora espetacular. Tenho amigas que fazem parte de um projeto para ler todos os livros dela, acho maravilhoso mas não tenho coragem. Mas aos poucos vou lendo sem cobranças os livros dela.
    Já li três livros famosos dela e adorei cada um deles, esse em especial acabei de pegar na estante de minha mãe. Pretendo ler em breve.
    Parabéns pela leitura e resenha.

    ResponderExcluir
  6. Meu primeiro contato com a escrita da Agatha foi em Os Crimes ABC e ela logo se tornou una das minhas escritoras favoritas de livros policiais. Minha meta é ler todos os escritos por ela que eu puder haha. Ainda não conheço este porque comecei a ler os casos do Poirot de forma aleatória, de acordo com os livros que tinha disponíveis, mas quero ler todos que tenhan ele.

    ResponderExcluir
  7. OI!
    Adoro esse gênero policial principalmente os livros da Agatha que me tira dos eixos com as investigações e o resultado final. Esse livro ainda não li, mas é uma boa pedida para os tempos da quarentena e para esquecer um pouco dos problemas, parabéns pela resenha fiquei muito curiosa para desvendar esse caso e me surpreender com as pistas e o final, obrigado pela dica. Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Preciso e quero muito ler algo da Agatha, amo o gênero literário e sei que ela não fez sucesso a toa. Então, amei ler a sua resenha e saber que a leitura valeu a pena!!!

    ResponderExcluir