25/05/2020

[Resenha] Um toque de amor | Léa Caruso

Um toque de amor

Autor(a): Léa Caruso
Editora: IDE
Páginas: 304
Resenha por: Larissa
Avaliação: 4/5
Compre: Amazon / Editora

*Livro cedido pela editora para resenha


Sinopse: Inglaterra, século XVIII.

Certo grupo de clérigos, com ideia fixa de poder, aplicava penas assustadoras, agindo de acordo com seus interesses e as diretrizes da Inquisição, implantando no local um clima de desconfiança e medo.

Thomas, uma pessoa dirigida somente ao bem, indignado com os acontecimentos frequentes, decide lutar contra as injustiças e, com a ajuda de Mathias, seu amigo frei, e também de frei August, busca caminhos que sua fé e intuição lhe indicavam.

Entre tantos desacertos, surge o bispo Philip, perdidamente apaixonado por uma linda jovem, filha da família Polinski, e Thomas vê-se às voltas com mais um grave caso de abuso de poder, descobrindo que, quando nada mais parece ser possível, o verdadeiro compromisso com Deus e a inabalável confiança em Seus desígnios desperta no homem de bem os meios necessários para restaurar os caminhos do amor, da liberdade e da paz, conforme exemplificou Jesus.

Resenha: Esta obra trata-se de uma história espírita contada pelo espírito Yvonne, que aconteceu na Inglaterra, durante o século XVIII, e tem como personagens clérigos da época.

Tudo começa quando Thomas, um reverendo presbiteriano, pessoa que sempre esteve do lado do bem, seguindo corretamente os mandamentos do cristianismo, sente-se indignado ao descobrir as atitudes de um grupo de clérigos que está agindo de acordo com os próprios interesses, acusando as pessoas de hereges, e usando isso para cometer diversos abusos e injustiças com inocentes, como colocar quem pensa diferente atrás das grades e tomar os bens e o dinheiro das famílias, tudo isso seguindo o modelo da inquisição.

"Não conseguiria admitir que inocentes sofressem injustamente com as atitudes de religiosos que, havia alguns anos, tinham firmado, em seu juramento canônico, que serviriam a Deus para sempre."

Contando com a ajuda do frei Mathias, Thomas começa a pensar em algo a ser feito para parar com aqueles que se dizem cristãos, mas que estão indo contra todos os mandamentos que aprenderam e deveriam seguir. Porém, depois de uma fofoca que foi rapidamente espalhada, Mathias é acusado de bruxaria por causa de sua mediunidade e intimado a comparecer ao Santo Ofício, sendo preso.

Com a prisão do amigo Mathias, o objetivo maior de Thomas, que conta agora com a ajuda do frei August, passa a ser tirar o amigo de trás das grades antes que seja tarde demais, ao mesmo tempo em que tenta resolver a situação da família Polinski, que está tendo sua paz perturbada pelo bispo Philip, homem guiado pelo mal e integrante do grupo de clérigos inquisidores.

O bispo Philip está obcecadamente apaixonado pela linda jovem da família Polinski, Isabel, e quer de todo jeito convencer seus pais de que ela deve se tornar freira para "fugir do mal", já que é bela demais para este mundo. Porém, as intenções do bispo não são benevolentes, bem pelo contrário, ele quer que Isabel entre para o convento para poder vê-la todos os dias, quando quiser. E é claro que, sabendo das intenções de Philip, a jovem não quer de jeito nenhum ir para o local, inclusive ela já tem um noivo prometido a ela, o jovem Irineu. Philip faz ameaças à Isabel, dizendo que irá sumir com seu noivo e acusar seus pais de hereges, e a garota entra em profundo estado de sofrimento, que só é amenizado quando recebe a visita e, a seguir, a ajuda de Thomas.

"Estava fora de limites e disposto a fazer qualquer coisa para conseguir seu intento. Não era amor sincero e fraternal o que sentia por ela, mas, sim, algo desesperador e difícil de vencer."

Porém, o bispo Philip não irá aceitar ser derrotado tão facilmente, e fará de tudo - de tudo mesmo, não estou exagerando - para ter a jovem Isabel para si.

A leitura começou um tanto arrastada para mim, foi difícil me adaptar a esse mundo de clérigos, mas depois, quando consegui entrar na história, ficou mais interessante, e, mais para o final, quando as coisas começaram a se resolver, a leitura fluiu em um ritmo frenético.

Apesar de ser um livro espírita, ele não tem tantas referências ao espiritismo quanto outras obras do gênero que li, mas fala bastante sobre o cristianismo, inclusive durante a história inteira é abordada a fé. Se você se interessou pela trama em si e tem crenças religiosas - ou não tem, mas não se importa de ler sobre -, pode ler sem medo!

"O cristianismo não pode se desvirtuar pelo poder, pelo orgulho ou mesmo pela ambição."

6 comentários:

  1. Oiii!

    Eu não costumo ler livros espiritas, mas achei muito interessante o enredo. Eu fico bem chateada quando demoro para engrenar em uma história, que bom que depois que aconteceu, o enredo foi mais fluido.

    E achei interessante ter pouca menção ao espiritismo.Parabéns pela resenha!

    Beijinhos,
    Ani
    www.entrechocolatesemusicas.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oiii

    Que interessante um livro espírita ter mais referências ao Cristianismo do que o espiritismo, diferente. Achei a premissa legal mas esse começo arrastado até o leitor se habituar com esse mundo de clérigos, uhmm não sei se é pra mim no momento. A capa ficou lindissima.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  3. Olá tudo bem?

    Achei muito bacana sua opinião e mostrar que é uma obra com a história espírita contando os acontecimentos na Inglaterra, durante o século XVI. Já estou adicionando na lista de desejados porque parece ser uma história bem interessante. Obrigada pela dica e parabéns pela resenha.

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Já li muitos livros espíritas, mas tem tempo que não faço leituras assim. Essa história me deixou muito curiosa, acho que ela oferece muito conhecimento e isso foi o que mais me chamou atenção nela.

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    O enredo me parece super interessante, principalmente contando referências sobre a maneira como o povo era supersticioso e a Igreja se aproveitava disso ( referencia aos padres e bispos ou ao clero em geral), a única coisa que pesa para mim é saber que é espirita, não sou muito apta a essa leitura. Mas parabéns pela sua resenha, vou passar para algumas amigas talvez elas se interessem, bjs!

    ResponderExcluir
  6. Apesar da proposta bem diferente e diria até mesmo interessante, não costume ler livros de histórias espíritas - mesmo que ele não tenha tanto sobre isso no livro, como você citou. De qualquer forma, foi uma boa leitura para ti, né? Parece que é capaz de prender e até mesmo surpreender.

    ResponderExcluir