20/05/2020

[Top 5] Livros de "cair os butiá do bolso"

Olá, livreiras e livreiros! Hoje eu trouxe um top 5 de livros de "cair os butiá do bolso", expressão usada aqui no Rio Grande do Sul para se referir a algo chocante, impactante, inesperado, impensado, em resumo: que me fez totalmente de trouxa, mas que eu amei e recomendo. Vamos conferir?

O pântano das borboletas - Federico Axat: Este livro li em 2015, e sempre que lembro dele eu tento imaginar o que deixei passar. Sem dúvidas é o livro que mais fez os leitores de trouxas na história da literatura; lemos ele o tempo todo imaginando uma coisa, e no final descobrimos que é totalmente ao contrário.
Precisamos falar sobre o Kevin - Lionel Shriver: Esta leitura é de 2018. A estória gira em torno da mãe do Kevin, que escreve cartas para o ex marido contando como está sendo sua vida após o filho assassinar colegas e professores na escola e ser preso. Neste livro teremos um choque no final porque nossa cabeça imagina uma coisa e na realidade é outra. Se você desistiu da leitura, volte e continue, porque vale a pena, apesar do começo ser bem chato.
A casa dos pesadelos - Marcos DeBrito: Quando comprei este livro na Bienal do Livro de 2018 e o próprio autor disse que eu ficaria chocada com o final, corri para ler assim que voltei de São Paulo. Há um monstro que assombrou Tiago quando ele tinha uns seis anos e morava com a mãe na casa da avó; o avô já era falecido. Eles se mudaram e desde então o garoto, agora adolescente, faz terapia. Tiago tem um irmão da mesma idade dele nos tempos em que era assombrado e, um dia, quando voltam para a casa da avó, o monstro passa a atacar o garotinho também, mas Tiago está decidido a desvendar o mistério. Nem em meus piores pesadelos ou devaneios eu poderia supor o que era o monstro.

A paciente silenciosa - Alex Michaelides: O que nos confunde nesta leitura e traz a surpresa do final é a narrativa e sua linha cronológica muito confusa, eu diria até inexistente; fica impossível de se localizar no tempo, até chegar ao final e tudo fazer sentido.
Por trás de seus olhos - Sarah Pinborough: Há muito que eu lia comentários sobre este livro, que me deixavam bem curiosa, então resolvi ler. A leitura começa meio clichê, a secretária se envolve com o chefe e acaba amiga da esposa dele, mas não se enganem, esta foi só a forma da esposa traída se aproximar da amante do marido e tramar sua vingança. Mais um final que desafia a imaginação dos leitores, duvido que o mais criativo deles possa ter imaginado algo assim; a gente até tem uma ideia, mas nunca vai imaginar a verdadeira estória por trás da esposa traída.

POSTAGEM POR: VIVIANE

8 comentários:

  1. Li os dois primeiros e concordo com você, é de cair os butiá do bolso!

    ResponderExcluir
  2. Olá Vivi, tudo bem? Eu amo escrever listas principalmente, dos melhores livros que já li. Da sua listinha eu tenho "Precisamos Falar sobre Kevin e A Paciente Silenciosa" mas, não sabia que eles tem uma história tão boa como você diz, pretendo lê-los em algum momento do ano. Os outros livros citados eu ainda não conheço vou procurar resenhas sobre eles, para ver se me interessam.

    P.S: Amei o uso da giria local, nunca tinha escutado ela antes...kk

    ResponderExcluir
  3. Olá Viviane.

    Que lista incrível você apresentou. Estou com três livros dela na meta de leitura para ler e anotei A Casa dos Pesadelos na lista de desejados. Obrigada pela dica.

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Nossa, fiquei arrepiada com algumas sinopses! Por trás de seus olhos eu acabei lendo um spoiler e aí não me animei a ler, mas já vi várias recomendações para A paciente silenciosa. Vou anotar os demais também como dica!
    Bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  5. Oiii Vivi

    A Paciente Silenciosa é incrível! Eu fique o livro todo apegada numa teoria e no final o autor me enganou direitinho, eu amei aquele livro, espero que publiquem mais obras do Alex. Ainda quero ler A casa dos pesadelos.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  6. Oi livreiras, tudo bem?
    Não li nenhum desses livros, mas se eles tem esses finais ou plots inesperados, já estou querendo cada um para ontem!
    Mais uma coisa: quando acabar essa pandemia, podemos nos ver pessoalmente e tomar um sorvete? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Eu também sou do RS!
    Um beijo de fogo e gelo da Lady Trotsky...
    http://www.osvampirosportenhos.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Da sua lista, eu li apenas A paciente silenciosa e eu amei demais a leitura. O autor me enganou direitinho com a cronologia da história e eu fiquei muito chocada no final. Dos demais, eu fiquei curiosa para ler O pântano das borboletas e vou procurar saber mais sobre ele.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Adorei essa expressão, eu ainda não conhecia! Eu li A Paciente Silenciosa e adorei, foi uma leitura que me envolveu demais. Eu sou louca para ler A Casa dos Pesadelos

    ResponderExcluir