29/06/2020

[Resenha] Dia de los muertos | Vários autores

Dia de los muertos

Autor(a): Vários autores
Editora: A arte do terror
Páginas: 311
Resenha por: Larissa
Avaliação: 5/5
Compre: Amazon




Sinopse: Segundo a crença popular, no Día de los muertos, os mortos têm permissão divina para visitar parentes e amigos. E pensando nisso, A Arte do Terror traz em sua sétima coletânea, histórias que narram essa passagem, e farão o encontro entre os mortos e os vivos se tornar uma experiência que irá prender os leitores nas narrativas de nossos autores. Há quem diga que é praticamente impossível mensurar a energia que emana dessa celebração. É um reencontro de amores, paixões, amigos, inimigos, afetos, desafetos e gerações. Com esse pano de fundo, convidamos você a se deleitar nesse cenário. Um reencontro de amores? Um acerto de contas entre rivais? Enterrar de vez aquele desafeto? Reviver um medo que estava adormecido? Enfrentar frente a frente o passado? Venha celebrar a morte conosco...

Resenha: "A arte do terror" é um projeto literário que publica diversas antologias do gênero terror, e "Dia de los muertos", que tem como tema essa festividade que é cultura no México, é o sétimo livro publicado por eles, no qual minha mãe e dona deste blog participa com um conto. A seguir vou falar um pouquinho de cada conto, então se preparem, pois são vários.

Hay que respetar a los muertos - Agostino Gonzaga: Um ferreiro que não acreditava na santidade do dia dos mortos tem um sonho com seu falecido pai um dia, e decide reparar seus atos e crenças.

Alegra - Alison Silveira Morais: Esse conto está dividido em duas partes e vai nos contar a estória de Alegra, uma menina que, cansada de ouvir os pais brigarem, passa a se refugiar em um lugar abandonado, junto com seu melhor amigo.

A garota do site - Ana Rosenrot: Após os amigos de Marcos terem criado um perfil para ele em um site de encontros, o rapaz - que nunca foi dado a esse tipo de coisa - resolve entrar no jogo e ver o que consegue com as mulheres no site. Ele acaba marcando um encontro com Letícia no dia de finados em um bar. O desfecho da estória foi de arrepiar.

O barqueiro - Brenda Sales: Juan Miguel está fazendo dezessete anos bem no dia dos mortos, e resolve comemorar com seus amigos nas Trajineras. Quando ele está a caminho do local combinado, porém, começa a sentir arrepios e a ouvir coisas estranhas.

"Nervoso, o garoto recordou dos mitos sobre os mortos saírem do inframundo, universo onde residem as almas, para visitar suas famílias, neste dia sinistro."

Mensagem - Debrittus: Está próximo do dia dos mortos, e Miguel, que antes adorava comemorar como todo mundo, após um acontecimento trágico passou a preferir ficar sozinho em seu quarto; ele vai então nos contar o porquê do trauma relacionado a esse dia. Confesso que boa parte do conto deixou-me arrepiada, mas o final foi muito inesperado e trouxe-me conforto.

Dráguila - Eduardo Canesin: Paulo sempre foi um homem ambicioso, que desejava o poder e um bom status. No dia dos mortos, ele resolve ir para o México, tanto para descansar com sua namorada, Júlia, após passarem por turbulências no relacionamento, quanto para fazer uma outra coisinha.

A múmia de Luchezi - Emmerson Bruno: Luchezi está morrendo, então pede para que seu amigo Racine, que é médico, vá até sua mansão para que ele possa partir em paz. O médico vai e faz uma promessa para Luchezi, promessa esta que o quase morto não esquecerá até ser cumprida.

Carmen - Gabi Bilangieri: Lorenzo está em uma festa de dia dos mortos com Luna, irmã da sua falecida esposa, que morreu em um acidente - talvez não tão acidental -, e no caminho de volta para casa tem uma surpresa.

Acerto de contas - Giórgia Neiva: Joana está em sua casa esperando sua amiga, Francisca, para irem juntas para a festa de dia dos mortos. Quando Francisca m começa a demorar demais, Joana decide ir sozinha para o cemitério - local onde ocorrerá a festa -, porém, ao chegar lá, não vê pessoas e nem barulhos que indiquem que uma festa esteja acontecendo.

Dia de visita - G. Schrago: Nesse conto temos uma mãe, que começa falando sobre seu filho, Ben, e o quanto ele é diferente e especial. Não posso falar muito, mas devo dizer que foi um dos contos que mais me surpreendeu.

Três noites - Henrique Santos: Nesse conto temos um velho caminhando por um cemitério enquanto conversa com um jovem que está prestes a ser iniciado em uma das seitas de magia negra da cidade.

Te quiero de vuelta, mi niña... - Humberto Lima: No dia dos mortos Josué vai até o túmulo de sua amada, Celestina, para colocar em prática um plano que supostamente trará a falecida de volta ao mundo dos vivos.

Exílio - Inffinitt: Em um lugar isolado, uma velha senhora bondosa, que ajuda a todos que necessitam, preparando chás e tinturas, vive com seu neto. Porém, nem tudo mundo enxerga a bondada da senhora, muitos querem o seu mal, e um dia a maldade que desejam para ela é concretizada.

O caso do barão de Exeter - Isabel K. Sparks: Dr. Willians é acordado no meio da noite para ir até a mansão Taylor, onde encontra a dona da casa amarrada em uma cama, aos gritos, e falando coisas estranhas.

Reencontro macabro - Jacqueline Souza: Miguel e Consuelo formavam um casal de jovens inseparável e admirado por todos. José, irmão de Miguel, porém, não gostava nada desses dois juntos, pois ele queria Consuelo para ele. Um dia, então, José toma uma decisão, mas seu plano acaba dando um pouco errado.

Brás Cubas contemporâneo - Jean Ventura: Diferentemente de todos os contos anteriores, nesse vamos conhecer o lado de um homem já morto, Fernando, que descobre que poderá vir para o nosso mundo no dia dos mortos, para assim se vingar de todos que lhe fizeram mal.

"A vida aqui no submundo é diferente. Enxofre, lágrimas e sofrimento. Talvez seja por isso que em uma série, o meu chefe Lúcifer, vem dar uma volta no meu antigo planeta. E talvez seja por isso mesmo que ele não quer voltar pra cá."

Lascívia - Kadu Hammett: No dia dos mortos, além de visitar os entes queridos que ficaram em nosso mundo, alguns mortos querem também vingança, e é por isso que Bela, sua amada, e Raul, seu inimigo, vêm ver Juan nesse dia.

Caçadores de zumbis - Lu Evans: É dia de finados, e Salomão, Marcelo e Alberto, três jovens entre 13 e 14 anos, vão colocar em prática um plano que fizeram para pegar o Corpo-Seco - um homem que era tão ruim que quando morreu nem o diabo ou Deus quiseram, por isso passou a viver como um zumbi, perambulando durante a noite e assustando os moradores.

Dezenove horas - Lucas Vilela: Celina é uma mulher de quase noventa anos que está muito abalada no dia dos mortos. Ela tem um sonho com seu amado, já falecido, Alejandro, no qual ele conta que virá buscá-la mais tarde.

O rosto da morta - Lúcia Helena Gomes: Frederico é um brasileiro que quando viajou para o México foi convidado por seu amigo para ir a uma comemoração de dia dos mortos. Lá ele conheceu Isabel, uma moça encantadora, porém algo terrível aconteceu.

Festim do morto - Marione Cristina Richter: Fernandes, um homem que passou dez anos na cadeia por um crime cometido por Paulinho, um colega de trabalho, resolve usar o dia dos mortos ao seu favor, trazendo do outro mundo a alma de um serial killer, para vingar seus anos preso.

Querida Matilda - Meg Mendes: Ao perder sua filha, Matilda, que é também sua única família, Javier, aproveitando que é dia dos mortos, pois o véu entre os dois planos fica mais fino, resolve tentar um feitiço para trazer sua filha querida de volta, porém o feitiço acaba dando um pouco errado...

Olho por olho, dente por sangue - N.A. Rondán: Sabem aquela tradição da máfia de que quando o patriarca morre, o filho mais velho assume? Então, essa tradição tornou-se uma competição na família Mortillo, pois Angel e Cristian eram gêmeos; Angel era tranquilo, enquanto tudo o que Cristian queria era a morte do irmão, para assumir o poder.

O vendedor de caveiras - Rangel Elesbão: Señor Juan é um famoso vendedor de caveiras decoradas para o dia dos mortos, porém as almas querem vingança.

Flores de papel crepom - Rangel Elesbão: É dia dos mortos, o dia tão aguardado por Adrian De La Cruz, que vai até o cemitério para encontrar sua amada, Filipa Cantú, porém ela não está mais da mesma forma que ele se lembra.

Espírito de vingança - Rodolfo Willian Ferraz: Nesse conto temos um homem que, desejando a morte do próprio pai por almejar o poder que ele tem, faz um ritual no dia dos mortos para invocar um espírito que faça o trabalho para ele.

Dirigindo para a morte - R. R. Oliveira: É Halloween e Rafael, um taxista de aplicativo, vai até um cemitério para buscar uns clientes um tanto quanto inusitados.

Festa dos mortos - Rozz Mcs: No dia dos mortos Juan vem para o nosso mundo com o objetivo de matar seus assassinos. Ele reencontra também Paula, sua ex mulher, porém ele está diferente, não é mais o mesmo que era quando vivo.

Hermanos - Thiago Guimarães: Miguel Hernandez e Gabriel Romano eram melhores amigos inseparáveis, porém tudo desandou quando Miguel disse que ia casar-se com a mulher pela qual Gabriel era apaixonado também.

A promessa - Vitor G. Munerato: É dia dos mortos e, consequentemente, dia de festa, então o personagem decide sair da cidade, pois não curte estas festividades. Ele perdeu a esposa e o filho ainda não nascido há algum tempo, e fez uma promessa, que agora sua esposa vem cobrar.

Cravo de defunto - Viviane Dutra: E por último (os últimos serão os primeiros), mas com certeza não menos importante, o melhor conto dessa antologia (eu babo ovo mesmo, gente), o da minha mãe. Nesse conto vamos conhecer Marcelo, que ao perder seu amigo de infância, João, sente-se um tanto aliviado, pois sempre foi zoado pelo amigo. Depois de algumas noites em claro, Marcelo resolve levar flores para João, porém as coisas começam a ficar um tanto estranhas a partir daí...

"A mulher disse-lhe que a flor mais indicada para a ocasião seria ‘cravo de defunto’; Marcelo achou o nome da planta horrível, mas bem apropriado para João, pois era isso mesmo que ele era - um defunto -, e tinha que parar de atormentar o sono do rapaz, antes que este enlouquecesse."

Eu gostei bastante do livro, e pretendo ler também as outras antologias do projeto. Meus contos favoritos foram "Cravo de defunto", "Dia de visita", "Querida Matilda", "Espírito de vingança", "Mensagem" e "Festim do morto".

7 comentários:

  1. Que baita livro.. Eu adorei, gosto de contos e esse tem aos montes. Gostei da temática de morte dele, apesar de ser macabro tem uma certa melancolia

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Nossa, adorei! Sempre gostei bastante da cultura sobre a morte que o México tem, por isso seria super interessante ler um livro com contos sobre. São bastante pelo jeito, mas isso também mostra a diferente visão que cada um tem sobre a temática. Dica mais que anotada!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Meninas.
    Eu não conhecia a obra e infelizmente nenhum dos autores dessa antologia, mas como eu curto o gênero eu já anotei na lista dos desejados e inclusive fiquei bem curioso com alguns contos, como Dezenove Horas e A Múmia de Luchezi.
    Adorei a dica.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Não sou muito íntima do gênero e acho que contos é o melhor caminho para eu me acostumar. Ainda não conhecia a coletânea e fiquei bem curiosa pra fazer a leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Adoreii. Quase não leio livros que não sejam de romance fora os livros técnicos, mas gosto muito de terror, suspense e triller, em outubro participo de um projeto chamado #outubroso e é praticamente o único momento em que leio esses gêneros kkkk. Então já vou colocar esse dica na minha lista desse ano.

    ResponderExcluir
  6. Fiquei muito feliz por ter meu conto como um dos seus favoritos.
    Abraços.

    ResponderExcluir