26/06/2020

[Resenha] Nove desconhecidos | Liane Moriarty

Nove desconhecidos

Autor(a): Liane Moriarty
Editora: Intrínseca
Páginas: 464
Resenha por: Viviane
Avaliação: 4/5
Compre: Amazon / Submarino




Sinopse: Nove pessoas se reúnem em um spa bem distante da cidade. A quilômetros da civilização, sem carro nem celulares, elas não têm qualquer contato com o mundo exterior. Apenas tempo para pensarem em si mesmas e se conhecerem melhor. Algumas estão lá para perder peso, algumas para tentar recomeçar a vida, outras por razões inconfessáveis até para elas mesmas. No meio de tanto luxo e mimo, sucos e meditação, todos sabem que vão precisar se esforçar nos próximos dez dias. Mas ninguém é capaz de imaginar o tamanho do desafio.

Frances Welty, escritora de romances best-sellers, chega à Tranquillum House com um problema nas costas, um coração partido e um corte no dedo extremamente dolorido. Ela logo fica intrigada com os colegas de retiro - a maioria não parece precisar de fato de um spa. Mas quem mais a deixa curiosa é a diretora. Será que ela tem as respostas que Frances nem sabia que estava procurando? Será que Frances deve colocar suas dúvidas de lado e mergulhar em tudo que o spa tem a oferecer? Ou é melhor fugir enquanto é tempo?

Não demora muito para que todos os hóspedes estejam se fazendo esta pergunta.

Resenha: Neste livro, que foi o primeiro que li da autora, nove pessoas, completamente desconhecidas, vão para um spa de luxo, que encontraram em um anúncio da internet; o slogan prometia que em dez dias o hóspede sairia de lá renovado, sentindo-se outra pessoa.

Frances é uma escritora de romance com décadas de sucesso e que pela primeira vez teve um original recusado pela editora. Para piorar, ela sofreu um golpe financeiro de um homem que conheceu pela internet e se apaixonou; ela descobriu que ele já tinha aplicado o golpe em várias mulheres e, com tudo o que vinha passando, além de uma forte dor nas costas, precisava de um tempinho para cuidar de si.

Jessica e Ben são um casal que ficou milionário ganhando na loteria e agora estão enfrentando problemas no casamento, pois parece que o dinheiro modificou a essência de ambos, então o interesse deles seria uma terapia de casal.

A família Marconi, composta pelos pais, Napoleon e Heather, e a filha quase adulta, Zoe, sofreram uma grande perda, que está completando três anos naqueles dias, então eles querem passar alguns dias longe da tristeza e das lembranças.

Carmel é uma mãe que esta sentindo falta das filhas que viajaram com o pai e a nova namorada, então ela só queria se distrair.

Lars é um viciado em spas e está fugindo de seu companheiro que o está pressionando a terem um filho.

Por fim, Tony é um ex jogador profissional que se aposentou por motivos de força maior, e está deprimido por isso.

Além dos hóspedes, temos ainda a proprietária, Masha, que há dez anos sofreu um episódio de quase morte e mudou totalmente o seu modo de vida, estudando terapias alternativas e métodos de relaxamento para abrir o spa.

"Olhou para seus nove hóspedes, todos com os olhos obedientemente fechados, aguardando as instruções dela. O destino deles estava em suas mãos. Masha ia transformá-los, não só por um tempo, mas para sempre."

Cada um teve que deixar na entrada seus carros; seus celulares e "contrabandos" (bebidas, comidas e remédios) foram confiscados na chegada; seriam dez dias livres de tudo, apenas com chás, exercícios e alimentação saudável e controlada. Porém, com o passar dos dias, as regras e comida controladas, as coisas começam a sair do controle, e os hóspedes sentem que algo está errado e talvez tenham se metido em uma enrascada.

Os capítulos são narrados em terceira pessoa e cada um conta um pouco da vida de cada personagem; todos escondem segredos, principalmente Masha.

Este foi um livro que teve várias críticas negativas, mas eu devo dizer que gostei. Apesar de não acontecer nada "wow", os mistérios por trás dos segredos dos personagens prendia minha atenção. Desconfiei desde o começo que o spa era bom demais para ser verdade e que algo existia por trás daquela propaganda toda de paz interior e resolução dos problemas.

Sou assinante do clube Intrínsecos e tenho o livro na versão capa dura e azul; estou lendo todos na ordem de chegada, provavelmente não leria se não fosse isso, mas li e gostei, e é isso o que mais gosto no clube, a oportunidade de ler algo que eu normalmente nem cogitaria comprar pela capa ou sinopse.

6 comentários:

  1. Olá, como vão as coisas por aí?

    Quando comecei a ler a sinopse, imaginei que já aconteceriam assassinatos e iam tentar descobrir quem seria o assassino e tal haha. Mas bom saber que, ainda assim, os personagens possuem seus mistérios, que vão sendo revelados conforme a trama avança (adoro um mistério).

    Abraços! 😍
    Acampamento da Leitura

    ResponderExcluir
  2. Achei que fosse um livro de romance ahahahaha, gente quebrei a cara.
    Deve ser muito bom

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que preciso de um grande plot nesse tipo de narrativa se não acabo perdendo o interesse pela história, sabe? Então acho que no momento essa obra nao entraria na minha listinha mas adorei ler a sua opinião a respeito e saber que pra voce foi uma experiencia prazerosa.

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Achei interessante o enredo da história, muitos desconhecidos em um spa e cada um com seus problemas a resolver, fiquei intrigada com o que vai acontecer com os personagens e qual será o final. Obrigado pela dica, parabéns pela resenha, bjs!

    ResponderExcluir
  5. Parece um livro interessante, com um certo suspense, mas tenho ouvido falar tanto dessa autora que já perdi a vontade de lê-la.rs O spa realmente parece "perfeitinho" demais e isso é motivo de desconfiança, mas nem consigo imaginar o que vai se passar com os personagens.

    ResponderExcluir
  6. Eu li dois livros da autora e adorei, por isso acho que esse enredo pode me agradar também. Acho que a mágica do clube de livros é essa que você falou: ler algo que por iniciativa própria você não leria.
    Beijos

    ResponderExcluir