03/07/2020

[Resenha] A guerra que salvou a minha vida | Kimberly Bradley

A guerra que salvou a minha vida

Autor(a): Kimberly Bradley
Editora: Darkside
Páginas: 240
Resenha por: Viviane
Avaliação: 5/5
Compre: Amazon / Submarino




Sinopse: A Guerra que Salvou a Minha Vida é um daqueles romances que você lê com um nó no peito, sorrisos no rosto e - entre um parágrafo e outro - lagrimas nos olhos. Uma obra sobre as muitas batalhas que precisamos vencer para conquistar nosso lugar no mundo. Ada tem dez anos (ao menos é o que ela acha). A menina nunca saiu de casa, para não envergonhar a mãe na frente dos outros. Da janela, vê o irmão brincar, correr, pular – coisas que qualquer criança sabe fazer. Qualquer criança que não tenha nascido com um "pé torto" como o seu. Trancada num apartamento, Ada cuida da casa e do irmão sozinha, além de ter que escapar dos maus-tratos diários que sofre da mãe. Ainda bem que há uma guerra se aproximando. Os possíveis bombardeios de Hitler são a oportunidade perfeita para Ada e o caçula Jamie deixarem Londres e partirem para o interior, em busca de uma vida melhor.

Resenha: Nesta emocionante estória vamos conhecer Ada, uma garotinha de aproximadamente dez anos, e seu irmão, Jamie. Os irmãos vivem na Inglaterra, no ano de 1939, quando a Segunda Guerra Mundial está prestes a começar.

Ada nasceu com uma deficiência no pé, que só piorou por não ter tido acompanhamento médico devido a uma mãe negligente, mãe esta que sempre manteve a garota presa e escondida por vergonha de seu problema. A menina fazia suas necessidades em um balde, arrastava-se pelo chão e ainda tinha que cuidar do irmão mais novo.

Com a chegada da guerra e os rumores de que a cidade das crianças seria bombardeada, algumas crianças estavam sendo levadas para um lugar seguro; Jamie fica sabendo, conta para Ada e os dois decidem fugir, o que foi extremamente doloroso para Ada, devido sua deficiência, mas as crianças conseguem.

Ao chegar ao destino, as crianças iam sendo escolhidas por seus futuros tutores, mas a aparência de Ada e de Jamie era tão asquerosa que ninguém os escolheu. A responsável por achar um lar para as crianças levou-as até uma moça, srta Smith, que não queria de jeito nenhum ficar com eles, mas acabou cedendo.

Srta Smith parecia ser uma solteirona, que carregava uma grande dor na alma, o que tornaria a aproximação dos três bem difícil, já que Ada também carregava muita dor e mágoa, e Jamie, por ter apenas seis anos, sentia falta da mãe. A primeira coisa que Srta Smith fez foi dar banho nas crianças e tratar os ferimentos de Ada, depois os levou ao médico, que constatou que estavam severamente desnutridos e disse que se Ada tivesse recebido assistência desde que nasceu, poderia ter consertado o pé.

As crianças tinham muito medo de sua tutora e sempre que faziam algo errado temiam que ela batesse nelas, coisa que nunca aconteceu. No pátio da srta Smith tinha um pônei, e Ada aprendeu sozinha a montar. Porém, mesmo as coisas correndo bem, a srta Smith sempre deixava claro que não os queria ali, e Jamie sentia muita falta de casa, mas Ada não queria voltar nunca mais. Srta Smith escrevia muitas cartas para a mãe das crianças, sempre sem respostas.

"Não me importava que a Srta Smith fosse horrível. Estávamos acostumados com a mãe."

As bombas então chegam até onde as crianças estão e elas precisam construir bunkers para se protegerem, situação que causa claustrofobia e pânico em Ada, mas nada comparado ao dia em que a mãe apareceu para buscar as crianças, bem no auge da guerra.

Sabe aquele livro que a gente lê com o coração apertado, com aquele nó na garganta, uma vontade de tirar a personagem do livro e cuidar dela? "A guerra que salvou a minha vida" é assim. Em meio a tanta dor e tristeza que deve ser uma guerra, uma criança se sentir melhor no meio de estranhos do que dentro do seu próprio lar é de partir o coração. Ada deu uma grande lição para nós que reclamamos de coisas tão sem sentido todos os dias, nos ensinando a ter empatia e resignação. Com certeza é um livro que todos devem ler.

11 comentários:

  1. Oiii!!

    Faz tanto tempo que não leio um livro que me despertasse esses sentimentos, que história incrível!!

    Gostei da sua resenha, deu pra entender como a obra é envolvente e especial!

    Beijinhos,
    Ani
    www.entrechocolatesemusicas.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oiie
    Faz tempo que tenho vontade de ler esse livro mais, sempre deixo pra depois, acho que agora vai viu, já coloquei ele na meta de leitura desse ano e vamos ver se consigo ler, ou se na escola do TBR ele é o escolhido.
    Linda resenha!!

    https://quemevcbrubs.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Já tinha lido resenhas sobre esse livro, até o coloquei em minha lista de futuras leituras, mas ainda não o li. Lendo agora sua resenha lembrei dele.

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? AH todos os comentários que vejo falam que esse livro é bem angustiante, mas necessário. Tenho empatia por leituras do estilo, por isso espero brevemente poder ler ele. Ótima e emocionante resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Eu sou completamente apaixonada por "A guerra que salvou a minha vida" desde seu lançamento, tanto que não demorei a comprá-lo depois disso. O livro trás uma história belíssima, com ótimos personagens e que dá vontade de colocar a Ada em um potinho e guardá-la.

    www.livroapaixonado.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem? Que enredo mais intenso. Se a guerra já é algo triste para os adultos quem dirá para crianças. Imagina uma história narrada por elas. Tenho uma amiga que leu e sempre me indica. Espero que goste tanto quanto você. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  7. Esse livro foi uma leitura maravilhosa! Era compreensível como Ada reagia em alguns momentos e a vontade de retira-la da trama era enorme. Sofrível, mas um livro com uma bela mensagem por trás de tudo.

    ResponderExcluir
  8. Esse livro foi um misto de melancolia e paz... Sofri com a Ada em nãos e amada pela mãe, mas fiquei feliz por ela não viver desconhecendo o amor.
    Adorei sua resenha!

    ResponderExcluir
  9. Eu não sei se meu coraçãozinho iria aguentar uma leitura como essa, geralmente quando envolve crianças é um choro do começo ao fim, sabe? Mas como tudo que a Darkside faz é lindo, já fiquei com vontade!

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bom?
    Esse foi um dos livros que mais me emocionaram nos últimos tempos. Ver a forma como a Ada aprende o que é o afeto, o amor, como ela e seu irmão são acolhidos de uma forma tão bonita por uma mulher que carrega seus traumas, isso tudo em meio a uma guerra, me emocionou demais. Quero muito ler o segundo livro ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Essa história parece ser muito emocionante, já fiquei sabendo de outros leitores que a obra chega a fazer quem é sensível chorar.Eu irei tentar comprar os dois volumes na black friday, estou muito curioso para saber dessas histórias na íntegra.

    ResponderExcluir