13/07/2020

[Resenha] Um dia de cada vez | Courtney C. Stevens

Um dia de cada vez

Autor(a): Courtney C. Stevens
Editora: Suma de Letras
Páginas: 232
Resenha por: Larissa
Avaliação: 5/5
Compre: Amazon / Submarino




Sinopse: Alexi Littrell era uma adolescente normal até que, em uma noite de verão, sua vida é devastada. Envergonhada, a menina começa a se arranhar e a contar compulsivamente - uma tentativa de fazer a dor física se sobrepor ao sofrimento que passou a esconder de todos. Ela só consegue sobreviver ao terceiro ano do ensino médio graças às letras de música que um desconhecido escreve em sua carteira. As canções parecem adivinhar o que o coração de Alexi está sentindo. Bodee Lennox nunca foi um adolescente normal, mas agora é o menino que teve a mãe assassinada pelo pai. Em seguida, ele vai morar com os Littrell, e Alexi acaba descobrindo que o “Garoto Ki-Suco”, o quieto e desajeitado menino de cabelos coloridos, pode ser um ótimo amigo. Em Um dia de cada vez, Alexi e Bodee, ao mesmo tempo em que fingem para o resto do mundo que está tudo bem, passam a apoiar um ao outro, tentando viver um dia de cada vez.

Resenha: Alexi Littrell era uma garota normal, porém, em um verão, algo aconteceu e a mudou completamente. Desde então, ela carrega esse trauma consigo, fazendo de tudo para que ninguém descubra. E, para lidar com isso, quando fica muito tensa, Alexi arranha o próprio pescoço compulsivamente.

Bodee Lennox estuda na mesma escola de Alexi e sempre foi um garoto fechado e sem amigos. Porém, quando seu pai mata sua mãe, ele passa a ser bastante conhecido por isso, passando a ser, agora, não mais alvo de zoação, e sim de pena.

"Antes desta semana, Bodee era o Garoto Ki-Suco. Agora, ele vai ser o garoto cujo pai matou a mãe. Esse rótulo vai ser passado de ouvido em ouvido sempre que Bodee andar pelo corredor. Antes era apenas fofoca maldosa, agora é por pena."

Após a morte da mãe de Bodee, a mãe de Alexi convida o garoto para morar com eles por um tempo, até as coisas melhorarem, já que ela era uma grande amiga da mãe do garoto e sabe que era isso o que a mãe dele gostaria que ela fizesse também. A partir daí, Alexi e Bodee passam a ficar próximos, e ambos começam a tentar se ajudar com seus traumas e a tentar superá-los.

"Minha mãe e meu pai pensam que convidaram Bodee para nossa casa para ajudá-lo, mas a verdade é que ele está me ajudando."

O que ajuda Alexi a sobreviver na escola e dá a ela a mínima vontade de seguir em frente são as conversas - mais precisamente, músicas - que ela troca com um desconhecido na classe em uma das suas aulas. Junto ao segredo de Alexi, esse é um dos maiores mistérios que temos na estória: quem será o garoto misterioso - que ela e suas amigas apelidaram de Capitão Letra de Música?

Não posso contar o que aconteceu com a Alexi porque seria spoiler, mas saibam que é algo bastante triste e pesado, assunto que a autora trabalhou muito bem, mostrando aos leitores que a solução não é arranhar-se para que a dor de fora seja maior que a de dentro e muito menos ficar calada diante desse tipo de situação. No final do livro, inclusive, a autora deu algumas instruções para quem passou/passa pela mesma situação.

Eu adoro ler livros sobre adolescentes, e se tiver segredos e algum trauma para ser superado, melhor ainda. Esse livro contém tudo isso e a autora soube mesclar tudo muito bem. É uma obra que eu indico demais, principalmente para quem gosta de leituras que envolvem segredos, traumas e superações.

"O corredor da escola é uma guerra de diferenças, e Bodee e eu temos muitas. Incluída; excluído. Faz compras no shopping; não faz compras. Calada, exceto com os amigos; calado o tempo todo. Mas hoje nós temos uma coisa em comum além de sobrenomes que começam com a letra L.
Nós dois perdemos algo que nunca mais vamos recuperar."

5 comentários:

  1. Oi
    faz tempo que não apareço por aqui, esse livro está na lista de livros que quero ler, parece ser uma história bem escrita e fiquei curiosa para saber o que aconteceu com a protagonista.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Acredita que nunca ouvi sobre esse livro? Mas o fato de ter adolescentes, traumas do passado e superação, é algo que me conquista imensamente e me deixa mega curiosa. Confesso que pela capa, ele não me chama atenção, mas o enredo é bem interessante. Anotando a dica.

    ResponderExcluir
  3. Olá Lari!!!
    Eu não conhecia o livro e nem a autora, mas como você gosto de livros que tenham essa temática e acabei de anotar na minha lista de livros que quero ler e espero que consiga logo ler esse.
    Ai já estou com o coração na mão do que possa acontecer a Alexi e espero está errada nos meus pensamentos.

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu também gosto de livros com segredos e que nos envolvem nesses mistérios e acho que esse aqui tem tudo para me agradar. Não costumo gostar de gente em capa de livro, mas acho essa capa linda!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Livreiras, tudo bem?
    Pelo jeito que tu falou do segredo da protagonista desse livro, já consigo imaginar o que é e nossa, me dói pensar que na vida real isso acontece tanto. Mas o drama do rapaz é igualmente terrível. Imagina perder a mãe assassinadas pelo pai e ter que enfrentar a situação de acompanhar o julgamento e a sentença.
    Um beijo de fogo e gelo da Lady Trotsky...
    http://wwww.osvampirosportenhos.com.br

    ResponderExcluir