14/09/2020

[Resenha] O verão em que tudo mudou | Vários autores

O verão em que tudo mudou

Autor(a): Vários autores
Editora: Faro Editorial
Páginas: 304
Resenha por: Larissa
Avaliação: 5/5
Compre: Amazon / Submarino




Sinopse: A vida sempre guarda inúmeras surpresas. E, sem avisar, ela muda de direção. Três jovens, de cidades distantes, com diferentes realidades, descobrindo o mundo a partir de suas próprias escolhas: complexo, difícil, libertador. Três histórias que se cruzam, no exato momento em que se coloca, diante de cada uma delas, uma exigência capaz de definir algo para o resto de suas vidas. Com os autores Gabriela Freitas, Thais Wandrofski e Vinicius Grossos.

Resenha: "O verão em que tudo mudou" nos traz três contos, que se ligam, de três autores diferentes. Cada conto passa-se em um mês do verão.

O primeiro conto, "Quando os infinitos se encontram", de Vinícius Grossos, conta a estória de Frederico. O rapaz tem dezoito anos e, ao chegar no famoso dilema do terceiro ano do ensino médio sobre qual caminho seguir, enquanto estava na dúvida sobre qual faculdade cursar, ao mesmo tempo em que era pressionado pelos pais, ele acabou indo fazer uma entrevista para vendedor em uma livraria - e conseguiu a vaga.

Nosso protagonista vive uma vida simples e pacata; é véspera de Natal, mas, desde que seus avós morreram, seus pais não comemoram mais essa data, então para ele seria apenas mais um dia comum... se ele não conhecesse Valentina. Quando está fechando a livraria para ir embora, aparece uma garota implorando para que ele pegue de volta um exemplar que ela ganhou - e ele vendeu naquele mesmo dia. Mais tarde, quando já está indo para casa, os dois se encontram novamente, e Frederico acaba decidindo ajudar a menina, que está desesperada, pois quer voltar para sua cidade.

"Minha cabeça não para de girar com a complexidade desse momento, de um modo geral. Uma menina que nunca vi na vida está na minha cama, esperando que eu prepare um sanduíche e, basicamente, tudo o que sei sobre ela é seu nome, signo e o quanto ela é bonita."

Valentina e Frederico passam por diversas aventuras juntos, e acaba que um transforma o Natal do outro melhor.

O próximo conto é da Gabriela Freitas e chama-se "Mantenha-se viva!". Lavínia, após passar para a tão sonhada faculdade de arquitetura e urbanismo, já não tem mais certeza se é isso mesmo o que quer da vida, e decide viajar para Búzios, no Rio de Janeiro, para se conhecer melhor e descobrir o que ela quer da vida.

"Fazer arquitetura e urbanismo em uma das mais concorridas faculdades do país foi, por anos, o grande sonho da minha vida. Quer dizer, eu achei que fosse. Como se aos dezoito anos alguém pudesse ter certeza de qual é o seu grande sonho."

Acontece que Lavínia guarda um grande trauma de algo que aconteceu e abalou as estruturas da sua família, principalmente a dela, pois ela se sente a responsável pelo o ocorrido.

Logo no começo da sua viagem - antes mesmo de chegar na pousada na qual irá ficar hospedada nos seus dias em Búzios, Lavínia conhece Cauê, que coincidentemente é filho da dona da pousada, e vocês já devem imaginar que os dois pombinhos irão se aproximar e se apaixonar.

O último conto é "Pôr do sol", da Thaís Wandrofski, e nos conta a estória de Sol, uma garota super organizada - do tipo que planeja tudo nos mínimos detalhes mesmo -, controladora e egocêntrica. Suas férias estão acabando e, ao perceber que não aproveitou seus dias de folga até o momento, decide fazer uma lista, planejando como serão seus próximos - e últimos - dias de férias antes de começar a faculdade. Ela chama sua irmã gêmea, Stela, e sua melhor amiga, Bia, para essa aventura.

No segundo dia, porém, seus planos já vão por água abaixo. Ela recebe uma mensagem de um estranho, que errou o número, e os dois começam a conversar. Isso faz com que ela perca a hora, pegue no sono no momento errado, e assim seu planejamento para o dia seguinte acaba não dando certo.

Por causa desse erro, e também por outras questões, Bia revolta-se com Sol pela primeira vez e expõe algumas verdades para ela. Sol vivia sempre no seu mundinho particular, controlando todos a sua volta, e não percebia o quanto estava sendo controladora.

"Não quero ser mais esse tipo de pessoa. Quero ser alguém com quem os outros estejam por vontade própria, não porque se sentem comandados. Realmente preciso mudar. E é isso o que vou fazer!"

Os três contos foram muito especiais para mim: o do Vini deixou-me com um sentimento de aconchego e inspirou-me bastante; o da Gabi mostrou-me que muitas vezes precisamos dar um tempo de tudo para descobrirmos quem realmente somos e superar nossos traumas; e o da Thaís me ensinou que não podemos viver no nosso próprio mundinho, controlando a tudo e a todos, pois nossos problemas não são os únicos nem os maiores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário