03/04/2017

Resenha: Somos todos decoradores - Cinthia Liberatori

Somos todos decoradores

Autor(a): Cinthia Liberatori
Editora: Dash
Páginas: 119
Resenha por: Viviane
Nota: 5/5
*Livro cedido pelo site para resenha




Sinopse: Com seu jeito expansivo, apaixonada pelo que faz e sempre a mil por hora, Cinthia foi relatando suas experiências na profissão e com elas montando o fascinante mosaico que compõe o dia a dia de todos que se dedicam ao ofício de materializar o sonho mais acalentado por todos nós: a casa da gente.

Com humor, sinceridade e perspicácia, Cinthia abre o jogo desse lado pouco conhecido e dificilmente divulgado da profissão. Em suas crônicas, ela conta situações muito comuns na rotina de quem está na área. As rusgas com o engenheiro, os melindres entre os fornecedores e o cliente e as saias-justas que certos pedidos causam são alguns dos temas abordados.

SOMOS TODOS DECORADORES é uma obra que lança um novo olhar para tão fascinante profissão. Quem já contratou alguém para construir, reformar ou decorar também vai rir, talvez até de si mesmo, por se ver retratado em algumas das peripécias da Cinthia.

Resenha: Blogueira também trabalha... quem vê essas resenhas todas as segundas e todas as sextas, mais a postagem de quarta, imagina que não fazemos outra coisa a não ser ler. Eu trabalho em uma fábrica de móveis, e não é no escritório, é na produção mesmo, então fiquei muito feliz quando este livro chegou até nós, pois é interessante ver a "coisa" por um outro ângulo.

Cinthia é arquiteta e decoradora há mais de vinte anos, então ela já passou por muitas situações, e aqui, nesta obra, ela nos relata algumas delas em forma de crônicas. Eu me diverti muito e me identifiquei várias vezes com situações que também já passamos na marcenaria. Mas não pense que porque é um livro que fala de arquitetura que não vai servir pra você! É incrível como tem muitas situações que se encaixam no nosso dia a dia em qualquer profissão que exerçamos. Vou citar algumas que achei mais interessantes, curiosas ou divertidas...

A autora conta com muito humor a vez em que ela foi surpreendida pelo dono da casa enquanto tomava um chazinho com torradas e a vez em que o marido da cliente teimou que queria uma cama quadrada de 2 metros por 2 metros.

Teve situações em que Cinthia ficou em meio a mãe e a filha na hora de escolher um papel de parede. O quarto era da garota, mas, infelizmente, a opinião da mãe venceu. Em outra ocasião, a cliente fez umas comprinhas no exterior para decorar o lar, mas vieram faltando peças: o papel de parede não tinha metragem suficiente e, no fim, Cinthia não conseguiu fazer a decoração, pois a cliente recuou devido aos altos custos de trazer o material que faltou.

"Acredito que não são as pessoas que abusam da gente, mas nós que nos deixamos ser abusados."

Tem muitas situações engraçadas com as empregadas das casas em que Cinthia trabalhou e outras tantas com seus clientes. É muito legal o reconhecimento que a arquiteta tem com seus colaboradores, pois ela sabe que sem eles ela não tiraria os lindos projetos do papel.

"Ninguém faz ideia do que é preciso para aquele ambiente perfeito ficar pronto."

O que achei mais interessante na forma de trabalhar da autora é que ela dá muita importância para a opinião e a vontade de seus clientes. Normalmente as arquitetas que vejo decidem sozinhas pelo cliente, muitas vezes, não priorizando suas vontades, mas executando o projeto da forma que elas acham que vai ficar mais bonito e valorizará mais seu trabalho.

Tem outra coisa bem legal no livro: por diversas vezes, no final de cada crônica, a escritora escreveu uma curiosidade, e a que mais gostei foi saber que Harrison Ford (Indiana Jones) era marceneiro antes de ser ator, e que foi ao montar uns armários na casa de um cineasta, que foi convidado para um pequeno papel em um filme.

Então fica a dica desta gostosa e divertida leitura, pessoal. O livro é bem pequeno, ideal para ler entre um livro e outro ou só para espairecer lendo algo leve e divertido.

E essa última frase dedico ao meu esposo (marceneiro). Quando li ela no livro, parecia que estava escutando ele falar...

"Gosto das coisas bem feitas, não aceito o bom, para mim o trabalho tem que ser ótimo."

14 comentários:

  1. Nossa! Quero ler este livrinho e conhecer seu mundo...rsrsrs
    "Blogueira também trabalha... quem vê essas resenhas todas as segundas e todas as sextas, mais a postagem de quarta, imagina que não fazemos outra coisa a não ser ler. " --- Né? Pessoinhas acham que só lemos e fazemos mais nada, inocentes kkkk é tanta coisa que queremos ao mesmo tempo antes de ler, principalmente trabalhar.
    Amei
    Beijos
    Paty www.leiturasplus.com

    ResponderExcluir
  2. Oi! Acho que nunca li sobre crônicas de uma profissão se não fosse um livro acadêmico, e achei bem interessante a autora abordar isso. Lidar com clientes é realmente difícil, sorte minha não ter que fazer isso, mas imagino as inusitadas situações que a autora viveu rsrs
    Beijos, Miriã Caetano
    Blog Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  3. Oie =)

    É o que sempre falo, essa vida de blogueira pobre não é fácil rs...

    Não conhecia o livro, mas achei a temática bem interessante.

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  4. Livreiras,
    Amei o que vocês escreveram, que bom que gostaram do livro!!
    Ele é total do bem, divertido, verdadeiro e para ajudar as pessoas não entrarem em ciladas!!! E realmente como vocês escreveram tão bem, acho que todos vão gostar!! bjs, Cinthia Liberatori

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas achei a história bem diferente e interessante. Eu acho essa profissão bem legal, já pensei em segui-la, então vou amar conhecer mais um pouquinho.
    Beijos!

    http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. ADOREI.
    Não conheço o livro, a autora e nem nunca havia escutado falar, mas ele chamou muita atenção, vou dá uma procurada para saber mais sobre ele.

    Beijos
    www.modaeeu.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oie
    Não conhecia o livro, mas pela resenha pude perceber que o livro é bom e que vc se identificou muito com ele. Fiquei com vontade de ler, é bom às vezes ler um livro leve e pequeno.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?

    Apesar de minha área de atuação ser bastante diferente, me identifiquei com algumas situações e achei o livro interessante.
    O melhor é que tudo é levado no bom humor, né?
    Adorei a resenha.

    Beijos

    https://construindoestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oie, tudo bom??

    Realmente! Quem vê até acha que a gente não faz nada, né? kkkk Bom, existem algumas pessoas que trabalham se dedicando somente ao blog, mas tem people like us que tem também outros compromissos. As vezes é até difícil! Enfim, gostei do enredo do livro. É curtinho, né? Dá pra ler bem rápido rsrs Beijos,

    www.estranhoscomoeu.com

    ResponderExcluir
  10. Oi! Parece ser uma história bem engraçada, relacionada com situações de trabalho e clientes. Bjos ❤

    Click Literário

    ResponderExcluir
  11. Oi Vivi! Tudo bem? Eu nunca li crônicas de uma profissão, mas admiro muito o trabalho dos arquitetos e parece ser uma excelente leitura!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mi,
      leia e me conte o que achou!
      bjs,
      Cinthia

      Excluir
  12. Boa tarde,

    Não conhecia esse livro e gostei muito da premissa, gosto de ler as vezes livros com essa temática...bjs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá, aqui estou a autora!
    leia e me conte!!!
    Conto de uma maneira pitoresca as situações reais e muitas vezes bem chatas na hora, mas de uma maneira bem leve!!!
    abs :-)

    ResponderExcluir