19/06/2020

[Resenha] A casa | André Vianco

A casa

Autor(a): André Vianco
Editora: Novo Século
Páginas: 186
Resenha por: Viviane
Avaliação: 5/5
Compre: Amazon




Sinopse: Gentilmente uma senhora distribuiu xícaras cheias de um líquido que exalava um aroma adocicado e convidativo. Ela sentiu um arrepio percorrer o corpo. Quem a tinha chamado ali? Recebera apenas um cartão. Ismael também sentiu um arrepio cruzando a espinha. Que casa era aquela? Cada qual sorveu um pouco do líquido quente. Somente naquele instante notaram que cada par de cadeiras dava de frente para um par de portas. Quatro pessoas. Quatro portas. Cada um olhando fixamente para a porta a sua frente . No enredo de ´A casa´, uma viagem surpreendente para os que buscam algo para mexer com a mente e o coração

Resenha: Este livro estava parado na minha estante desde a Bienal do Livro de 2016, e quando acabei a leitura ficou aquela pergunta: por que não li antes? O autor André Vianco é famoso pela escrita de terror, talvez por isto eu tenha demorado tanto a ler, pois só recentemente peguei paixão pelo gênero; só que este livro não é terror, tem um toque sobrenatural, mas foi uma leitura maravilhosa.

Temos quatro personagens principais, cada um com suas dores, dilemas e arrependimentos, cada um com seus corações machucados.

"Vou contar a história de quatro corações perdidos, quatro corações que foram açoitados e que neste conto vão se encontrar. Quatro corações que estiveram naquela casa e que nela acharam a paz. Não duvide do poder da casa, pois eu já estive lá, e a força é de impressionar. Ela cura qualquer coração. Não sei se você me entendeu bem, mas eu disse: 'qualquer' coração."

Rosana, mãe de três filhas, achava que estava sendo traída pelo marido, então resolveu ter um caso, mas o marido descobriu e brigaram feio, ele saiu de casa e uma semana depois morreu em um acidente de trânsito. Rosana culpa-se e não consegue se perdoar, pensa até em suicídio.

Hélio era acostumado a ser o melhor em tudo, tinha o melhor salário, o melhor emprego, o melhor carro, a esposa mais bonita, mas eles tiveram uma filha doente; Hélio nunca aceitou a menina com suas limitações físicas, a menina suicidou-se e, após uns dias, Hélio achou o diário da menina, que dizia amar o pai e de seu sonho de ouvir um simples "boa noite" ou mesmo um gesto de amor. O remorso estava dilacerando o coração de Hélio e seu casamento chegou ao fim, pois o homem entregou-se à bebida. Hélio também estava cogitando cometer suicídio.

Ismael era um viciado em trabalho, veio de família humilde e venceu na vida com muito esforço. Aos dezoito anos teve uma discussão com o pai, que era muito pobre e criticava os sonhos ambiciosos do filho. Após a briga, o pai saiu de carro e morreu ao bater o veículo. Ismael culpava-se pela discussão e jurou que seria um homem rico; conseguiu, mas isso já estava custando-lhe a saúde, e mesmo após sofrer um infarto não conseguiu diminuir o ritmo de trabalho, pois queria sempre ganhar mais dinheiro.

Leon é uma jovem que foi expulsa de casa após revelar aos pais ser lésbica, a mãe não fez nada para impedir. Um ano depois o pai morreu e ela não foi no enterro, então a culpa a vem corroendo e ela está afundando-se nas drogas.

Todos os quatro, em algum momento, recebem um cartão que diz "O alívio para o coração atormentado", com um endereço. Apesar de parecer muito estranho, é exatamente o que cada um precisa; alguns até sonham com o lugar, outros vão lá na casa, até a entrada, desistem e vão embora, mas só quando cada um chega ao seu limite é que vai procurar o alívio prometido no cartão.

Ao chegarem lá na casa, tudo é muito surreal; eles terão que passar por uma porta, e a única regra é não mudar o passado.

"Esta casa não foi feita para trazer ninguém de volta. Só isso não é permitido."

A estória é muito linda, não era nada do que eu imaginava e foi muito melhor, fala de amor, perdão, segunda chance e libertação. O livro é bem curtinho e com letras grandes, li em poucas horas, mas foi uma leitura enriquecedora espiritualmente, pois traz muitas mensagens e lições. Recomendo muito o livro!

9 comentários:

  1. Oiii Vivi

    Esse livro é bem curtinho mesmo, eu tinha ele anotad ana lista há um tempão, mas até agora não surgiu a oportunidade de ler, pretendo ainda. Fiquei entusiasmada em saber que a estória tem esse toque sobrenatural mas vai além, falando de perdão e segundas chances, muito interessante.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  2. Oii!
    Uau, eu não imaginava que seria nesse estilo o enredo! fiquei impressionada. fiquei bem curiosa sobre a forma como os personagens foram criados e suas angustias. É muito bom quando encontramos um livro bom assim!

    Dica anotada!

    Beijinhos,
    Ani
    www.entrechocolatesemusicas.com.br

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia essa obra e gostei de saber que ele vai além de uma obra sobrenatural e que aborda sobre amor e perdão. Achei a premissa bem interessante e vou deixar a dica anotada.

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?

    Adoro ler uma história e ficar surpreendida com ela. Sua resenha parece que este livro irá proporcionar essa sensação. Eu fiquei bem curiosa para conhecer a história por causa das informações que deixou. Será uma ótima oportunidade para ler outro livro do Andre Vianco, pois até o momento eu li um, Os Sete e adorei a história. Obrigada pela dica.

    Bjos
    https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Sempre ouvi falar muito bem do autor, mas não sou chegada em terror.
    Animei em saber que é pequno e não parece tão tenso.

    ResponderExcluir
  6. Confesso que li a muitos anos atrás e infelizmente não lembro direito do que senti na época. Alguns livros me marcam outros não. Mas fico feliz por você ter gostado, isso é o que mais importa. A leitura que nos acrescenta. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    André Vianco é conhecido por escrever livros de terror e suspense, li algumas de suas obras, mas esse livro é novo para mim. Adorei o enredo e estou aminada para conferir, outra coisa que me chamou a atenção na sua resenha foi o fato da ligação dos personagens com a dor e o remorso, vou adorar conhecer essa obra, obrigado pela dica, parabéns pela resenha. Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Esse não é um gênero que eu costumo ler e apesar disso o enredo desse livro me deixou muito curiosa!!! :)

    Anotei a dica, quem sabe não leio!

    ResponderExcluir
  9. Oi, sou bem curiosa para ler algo do autor, achei bem interessante os quatro personagens e preciso ver o que eles descobrirão nessa casa.

    ResponderExcluir