31/07/2020

[Resenha] Novos contos, nada de fadas! | Meg Mendes

Novos contos, nada de fadas!

Autor(a): Meg Mendes
Editora: Amazon
Páginas: 98
Resenha por: Viviane
Avaliação: 5/5
Compre: Amazon




Sinopse: Era uma vez...

Uma garota subjugada pelos desejos do pai. Uma garota gorda que sofre bullying. Um policial investigando misteriosos desaparecimentos. Uma garota rica em busca de sonhos que não são dela.Uma empregada doméstica, que acredita viver um conto de fadas. Uma garota que não quer se apaixonar.

Descubra o que eles têm em comum em: Novos contos, nada de fadas!

Resenha: "Novos contos, nada de fadas!" é uma seleção de releituras de contos de fadas famosos escritas pela autora Meg Mendes.

No primeiro conto, "Um peixe fora d'água" (A pequena sereia) temos Serina, uma jovem que carrega nos ombros o sonho de seu pai, de ser campeão de natação. A família de Serina, os Sulivan, nunca chegaram ao primeiro lugar no pódio, posto este sempre ocupado pela família Vincent, e esta rixa vem desde os tempos do avô de Serina, então agora, no presente, Bob, o pai da jovem, aposta todas as suas fichas nela. Porém Serina não quer nadar, ela quer cantar, e ao manifestar sua vontade causa uma briga com o pai.

"Você fará o que um Sulivan deve fazer. Nossa família está destinada ao sucesso; nascemos para nadar."

Serina fica furiosa, vai cedo para a piscina treinar e acaba salvando  a vida de um garoto que estava se afogando. E esta nova amizade poderá mudar o rumo da vida da garota.

Em "A irmã gorda" (O patinho feio) temos uma estória de bullying e superação. Honda sempre foi gordinha, desde que nasceu, mas o mais duro era ser humilhada pela mãe e pela irmã.

"Crianças são maldosas e não têm limites para a imaginação, mas adultos são perversos e pervertidos, o que torna a chacota ainda mais pesada e dura de aguentar." 

Um dia, durante a aula de educação física, Honda foi tão machucada - por dentro e por fora -, que foi para o banheiro chorar, e lá ela encontrou Margaret, que também chorava por sofrer bullying, mas por ser magra demais. As duas tornaram-se amigas e um dia Honda confidenciou que quando criança tinha o sonho de ser modelo; então Margaret teve uma grande ideia ao ver as inscrições abertas para um teste de modelo plus size - quem sabe sua amiga patinho feio pudesse se descobrir um lindo cisne?

Em "O mistério do moletom vermelho" (Chapeuzinho vermelho) poderia ser uma dia normal de trabalho para o policial Rob, mas o chamado para um desaparecimento movimentou seu dia e de seu parceiro. Uma mãe comunicou o desaparecimento da filha a caminho da escola. Enquanto procuravam pistas sobre a garotinha, outro telefonema, desta vez sobre uma jovem que não voltou da padaria; ao pedir detalhes da desaparecida, paralisou ao ouvir que a jovem usava moletom vermelho com capuz, pois a garotinha também usava uma jaqueta vermelha. Não tardou a receberem um chamado para uma nova vítima, um garotinho de cinco anos.

"De repente o telefone de Ian tocou, mais um desaparecimento."

As pistas levaram a uma casa antiga, e o desfecho e os motivos do sequestrador foram de arrepiar.

"A viagem de Alicia" (Alice no país das maravilhas) foi um conto muito triste, mostrando que nem a mais rica das criaturas está imune ao mundo das drogas. Alicia era uma jovem que sofria grande pressão do pai milionário para cursar Relações de Comércio Exterior e sucedê-lo na presidência da firma, mas a jovem queria Artes Plásticas, profissão que, segundo o pai, a faria passar fome. Toda as tardes Alicia ia para a biblioteca pública para ter um pouco de paz, e um dia conheceu Juliano, que a apresentou para a maconha.

"Eu ainda não sabia, mas tinha acabado de assinar minha sentença!"

Depois de um tempo, Alicia decidiu que precisava de algo mais forte, e isso foi a sua ruína. Este conto nos traz uma grande reflexão sobre a pressão que os jovens sofrem e como más escolhas podem mudar ou acabar com seus futuros.

Em "Você enfiou seus pés em uma jaca" (Cinderela) a jovem e sonhadora Cindy foi trabalhar de arrumadeira na casa de uma família rica, e imediatamente foi notada pelo patrão, que era muito bem casado com uma mulher fina e elegante. Não tardou à garota cair nas garras e na cama do homem.

"Ela sabia que não deveria se deixar seduzir, mas ela deixou, naquela madrugada e nas outras que se seguiram..."

Ele estava apaixonado, e prometia separar-se para ficar com ela, mas os anos passaram e Cindy cansou de ser iludida e feita de segunda opção e resolveu sair em busca de seu final feliz.

O próximo conto é "Coração adormecido" (Bela adormecida). Neste conto vamos conhecer Aurélia, que no ensino médio era uma nerd nada popular, mas na faculdade passou a ser disputada pelos rapazes. Aurélia era uma jovem que apesar de ter vários encontros, muitos deles acabando em sexo, nunca quis envolver-se emocionalmente; se percebia que o rapaz demonstrava sentimentos, logo cortava-o de sua agenda.

"Nicolas tinha uma moto, e sempre estava disponível. Só paramos de nos ver quando ele se apaixonou."

A garota chegava a manter um caderno com a lista dos rapazes que "pegou", mas ao completar vinte e três anos começou a sentir-se só e cansou de apenas se divertir com os garotos; estava na hora de "acordar" para o mundo real.

Eu, como apaixonada por contos de fadas que sou, adorei conferir estas releituras bem ao estilo "dias atuais"; cada um deles traz uma linda lição, alguns mais emocionantes, outros mais tristes e até com finais felizes, tudo descrito com muita sensibilidade pelas mãos e mente desta autora que vem se destacando tanto em antologias quanto em livros solo. Para quem ainda não conhece, é uma bela oportunidade para conhecer mais uma brilhante autora nacional!

12 comentários:

  1. oi, tudo bem?

    achei bem interessante esse paralelo dos contos com contos clássicos já conhecidos por todos. sem falar que é uma obra curtinha, dá pra ler rapidinho. não conhecia a obra e nem a autora, mas adorei o fato de ela ser brasileira, vou pesquisar mais sobre e quem sabe adquirir.

    abraços!
    acampamento da leitura

    ResponderExcluir
  2. Que lindeza. Ficou muito feliz que tenha gostado da leitura e honrada pela resenha maravilhosa 💜

    ResponderExcluir
  3. É um livro bem interessante. Um mundo paralelo aos contos de fadas clássicos.
    Achei abordagem bem curiosa..

    ResponderExcluir
  4. oii!

    Aaah que lindo ver essa resenha, eu também amo conto de fadas e fico feliz em ver as resenhas sobre os livros porque dai já sei onde procurar hehehe sempre me curam da ressaca.

    Gostei muito de ler sobre cada conto e cada lição que os livros trazem! ótima resenha!



    Beijinhos,
    Ani
    www.entrechocolatesemusicas.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oie. :)
    Adorei a resenha, pois adoro estórias que se relacionam com a fantasia. Gostei que vc falou de cada conto, o que só despertou a curiosidade. Parabéns pela resenha, ficou ótima.
    Não conhecia a autora nem o livro, mas gostei muito.
    Beijos.
    Manuscrito de Cabeceira

    ResponderExcluir
  6. Histórias assim são tão importantes pra desconstruir esse mito de padrão e corpo ideal que deveria ser leitura obrigatória nas escolas. Adorei a dica e já quero ler
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi, Viviane!
    Eu não sou a maior fã de contos e muito menos de contos de fadas, então não fiquei muito interessada na antologia. Mas com as mensagens que cada um passa, acredito que para os mais jovens, possa ser uma leitura interessante.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/2020/08/resenha-ps-ainda-amo-voce-livro-2.html

    ResponderExcluir
  8. Adoro contos e ando muito na vibe de histórias reinventada de clássicos.!
    Não conhecia esse livro mas já tô bem curiosa para conhecer!
    Adorei a dica!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Achei muito bacana a relação entre os contos de fada e a vida real, cada história parece ter bastante sentido. Eu pouco leio contos, mas esse com certeza eu leria.
    bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  10. Anotei a dica, pois gosto de ler obras relacionadas aos contos de fadas, fiquei bem curioso para saber o que esse livro nos traz, espero comprar e ler em breve.

    ResponderExcluir
  11. Olá,tudo bom?
    Nunca tinha ouvido falar desse livro e confesso que fiquei muito interessada em conferir. Assim como você, sou apaixonada por contos de fadas e essas releituras parecem ser simplesmente sensacionais. Adorei a temática da releitura de A pequena sereia de de A chapeuzinho vermelho. Dica anotada ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oi livreiras, como estão?
    Quando o título disse "Novos contos, nada de fadas", não esperei um negócio tão literal cortando no osso. Cada conto mais interessante que o outro com assuntos polêmicos, mas necessários. Estou querendo mesmo ler esse livro.
    Um beijo de fogo e gelo da Lady Trotsky...
    http://www.osvampirosportenhos.com.br

    ResponderExcluir