10/09/2018

[Resenha] O poeta sabiá | Alan Silva

O poeta sabiá

Autor(a): Alan Silva
Editora: CeNE
Páginas: 124
Resenha por: Larissa
Avaliação: 5/5
Compre: Editora

*Livro cedido pela editora para resenha


Sinopse: Alçando audaciosos voos pela literatura desde muito cedo, Alan hoje aos 13 anos voa mais alto ao lado de sabiás, juazeiros e ícones da literatura cearense e brasileira nesta obra repleta de simbolismos e referências. O Poeta Sabiá é um convite para o deleite e reflexão, pelos olhos de uma criança que exala sabedoria e enche-nos de esperança num novo amanhecer.

Resenha: "O poeta sabiá" é um livro que nos traz diversos poemas magníficos de um autor que tem apenas treze anos - isso mesmo: treze anos.

Alan escreve poemas sobre os mais variados temas, como: cultura, vida, amor, natureza, família, críticas, leitura, entre outros.

Um dos meus poemas favoritos foi "Falando ao leitor", que fala sobre a leitura, o ato de ler, a relação entre o autor e o leitor. É um poema tão singelo, mas que fala perfeitamente dos nossos queridos amigos livros.

"Leitura... / Ela é algo / tremendamente peculiar, / mas também é algo simples. / Uma arte que requer / olhos / mente / e uma imaginação fértil."

Outro poema muito interessante que também fala sobre a leitura é "O clássico e o moderno", que poetiza sobre a diferença da literatura clássica brasileira e da moderna mundial.

"Ao longo do tempo no império" conta a história do próprio autor - acredito eu -, que com apenas doze anos (quando escreveu o poema) já enfrentou diversas batalhas na vida.

Os poemas "Ouros cor-de rosa", "Os esportes de que nunca gostei" e "Meticulosamente Betânia" têm algo muito bonito em comum: os três foram escritos para alguém em especial. O primeiro foi escrito para a irmã mais nova do autor, o segundo para os colegas de classe e professores e o terceiro para a professora de geografia.

"Desabafo do meio ambiente" e "Eco S. O. S." são dois poemas muito importantes que fazem parte do livro, pois falam do nosso meio ambiente. O primeiro é escrito como se fosse narrado pelo próprio meio ambiente, que explana todas suas tristezas em um desabafo. Já no segundo poema o autor tenta nos conscientizar sobre a natureza, que está ameaçada pela nossa falta de cuidado e grande destruição.

"Por favor, / meu verde está secando, / meu azul está enegrecendo, / mas eu não estou acabando."

Falei somente sobre alguns poemas do livro, para vocês terem uma noção, porém é claro que a obra conta com muitos outros poemas sensacionais.

Como sempre faço ao resenhar livros de poesias, deixo aqui os nomes dos meus poemas favoritos: "Falando ao leitor", "Amor em ciclo", "Minha vida, passagens", "Tudo na vida", "Viver, não sobreviver", "Felicidade, quem és tu?" e "Fim do mundo".

O que falar do trabalho da editora com o livro? A diagramação está simplesmente impecável. O livro é todo colorido, com diversas ilustrações - lindas, aliás - de Maria Xilo, o que deixa a leitura muito mais prazerosa.

Confesso que fui surpreendida pelas palavras do autor, de apenas treze anos. É tão gratificante ver que uma criança, ainda com uma mente que aparenta ser tão jovem, tem um pensamento tão aberto e coerente em relação à diversas questões que rodeiam nosso mundo. Alan está de parabéns! E vocês, leitores, leiam, leiam, leiam e leiam todos os poemas que compõem a obra "O poeta sabiá"!

"Só esqueci que o amor está em nós. / Tudo: o ar, o solo, a água / e até a gramática / São o amor na teoria e na pratica. / Então, se ele realmente existe, / não podemos evitá-lo; / Vamos até ele ou ele vem até nós. / A vida é amar ou inexistir."

18 comentários:

  1. Que lindo esse livro! Parabéns a esse escritor, tão jovem, espero que faça muito sucesso!!

    ResponderExcluir
  2. Preciso dizer que fiquei admirada com a idade do autor. Que coisa linda! Mesmo não sendo tão fã do gênero, fiquei com vontade de ler só por causa dessa informação e da região que ele mora (que eu amo demais).
    Só de ler esse quote que vc colocou, deu pra sentir a grandeza. Que mente maravilhosa!

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Fiquei muito interessada pela sua resenha, não conhecia a obra e por se tratar de um adolescente tão jovem me deixou muito curiosa para ler e ver o seu modo de escrita e de pensar.
    Com certeza vou conferir.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oiii meninas

    Ah que fofo esse livro, e que talento hein, escrever um livro de poemas já não é facil e tão jovem assim é admirável mesmo, legal que te surpreendeu a maturidade na escrita do autor, achei a capa super lindinha.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, meninas lindas! Tudo bem? Espero que estejam bem, porque as resenhas continuam incríveis. Eu já tinha visto a capa desse livro em outros blogs mas, a verdade é que ela é bem sem graça e não chamou a minha atenção para ler a resenha, naquele momento. Mas, conforme eu fui lendo a resenha, percebi que esse é sim um livro que merece ser lido por várias pessoas, um jovem que escreve palavras tão bonitas em meio ao caos que a sociedade está vivendo atualmente, merecer ter o seu trabalho lido e reconhecido por todos.
    Agradeço pela indicação, apesar de não ser fã de poesias darei uma chance para o livro em breve.

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  6. Confesso que poema não é para mim, achou que li tanto no ensino médio de maneira obrigada que hoje eu não suporto ler nada mais, pegar um livro e ver que é de poesia eu já deixo de lada. Mas de qualquer forma eu gostei de saber sua opinião e ver que ainda tem pessoas que gostam de tal gênero, isso é importante.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    Estou muito chocada em saber que o autor tem apenas 13 anos, fico tão alegre em saber disso, mostra o quanto a literatura é importante na vida de alguém. Adorei o poema sobre ler, assim como o de alerta sobre a destruição do meio. Dica anotada.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem? Gente o livro parece ser lindo pela descrição da edição que você trouxe! Confesso que não tenho hábito de ler poemas, mas sempre quis me arriscar mais, por isso com certeza será dica anotada. Ah e ficarei de olho nos seus poemas favoritos <3
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá..
    Minha nossa, um poeta de 13 anos que coisa mais linda de se ver!
    Adorei os temas abordados e os trechos que citou, realmente é algo surpreendente e desde já desejo muito sucesso a ele.

    Infelizmente não sou aqueles leitores que curte ler poesia, mas não tenho a menor dúvida de que é um livro que vale a pena ter na estante.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá, eu amo poesias e fiquei muito feliz em poder ver que um menino com treze anos tenha toda essa sensibilidade. Acho muito importante apoiarmos nossos autores e quando são tão novos devemos, sim, incentivá-los, ainda que seus primeiras obras não sejam tão maduras ou mesmo atraentes - o que não parece ser o caso, comentei apenas por ver alguns autores novos com boas ideias, mas faltando um amadurecimento para desenvolvê-las melhor.

    ResponderExcluir
  11. Olá! É sempre muito inspirador ver autores tão jovens. Inspirador e algo que me dá esperanças também, de que o nosso futuro será com grandes nomes, esses mesmo que já estão começando cedo.
    Infelizmente, eu não gosto muito de poemas, mas tenho certeza que será uma leitura ótima para aqueles que apreciam esse tipo de leitura.
    Abraços

    ResponderExcluir
  12. aaah, eu amo poesia, ainda mais com ares de nordeste. adoro capas com essa vibe xilogravura... não conhecia o autor, mas fiquei super encantada e interessada em ler...
    bjs :D

    ResponderExcluir
  13. Pelos exemplos que você colocou deu para perceber mesmo que, ainda que o autor seja novinho, tem um pensamento aberto e coerente. Mas não gosto de poemas/ poesias e pra eu meu arriscar tem que chamar muito a minha atenção, e dessa vez não foi o caso. Mas que bom que curtiu! Deve ser muito lindo esse livro, todo colorido e com ilustrações!

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia o livro e confesso que não gosto muito de poesia, porém, fiquei encantada com o fato do autor ser tão novinho. Apesar de se tratar de um poeta tão jovem, parece que ele escreve com sensibilidade e traz temas diversos em suas poesias.
    Vou passar a dica desta vez, porque não é meu estilo de leitura. Mas adorei a resenha e acredito que quem gostar de poesia, irá gostar desta leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Oi Larissa,
    Não gosto de livros de poesia e, mesmo você tendo ressaltado poemas maravilhosos e bem escritos, confesso que não fiquei com muita vontade de fazer essa leitura, acho que não conseguirei tirar tudo dele no momento, sabe?
    No mais, fico muito contente que você tenha gostado da leitura.
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  16. Olá,
    Nossa que legal conhecer o trabalho de um autor tão novo!
    Raramente leio poemas, mas creio que leria o livro por curiosidade, e os temas parecem ser muito bons.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  17. Fiquei impressionada com a qualidade do livro e com a idade do autor, como amo jovens talentos como ele. Fiquei curiosa para conhecer os poemas que tratam de temas importantes como a questão do meio ambiente.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  18. Estou chocada, impactada e impressionada com as reflexões do autor, seu senso filosófico e sua forma de enxergar o mundo e como ele coloca tudo isso com tanta qualidade no texto. Tudo com apenas 13 anos.

    Simplesmente chocada.

    ResponderExcluir