28/01/2019

[Resenha] A nuvem (scythe #2) | Neal Shusterman

A nuvem

Autor(a): Neal Shusterman
Editora: Seguinte
Páginas: 496
Resenha por: Viviane
Avaliação: 5/5
Compre: Americanas / Editora

*Livro cedido pela editora para resenha


Sinopse: Sétimo mandamento: não matarás nenhum ceifador além de ti.

Em um mundo perfeito em que a humanidade venceu a morte, tudo é regulado pela incorruptível Nimbo-Cúmulo, uma evolução da nuvem de dados. Mas a perfeição não se aplica aos ceifadores, os humanos responsáveis por controlar o crescimento populacional. Quem é morto por eles não pode ser revivido, e seus critérios para matar parecem cada vez mais imorais. Até a chegada do ceifador Lúcifer, que promete eliminar todos os que não seguem os mandamentos da Ceifa. E como a Nimbo-Cúmulo não pode interferir nas questões dos ceifadores, resta a ela observar.

Enquanto isso, Citra e Rowan também estão preocupados com o destino da Ceifa. Um ano depois de terem sido escolhidos como aprendizes, os dois acreditam que podem melhorar a instituição de maneiras diferentes. Citra pretende inspirar jovens ceifadores ao matar com compaixão e piedade, enquanto Rowan assume uma nova identidade e passa a investigar ceifadores corruptos. Mas talvez as mudanças da Ceifa dependam mais da Nimbo-Cúmulo do que deles. Será que a nuvem irá quebrar suas regras e intervir, ou apenas verá seu mundo perfeito desmoronar?

Resenha: Por ser o segundo livro de uma série, esta resenha pode conter spoilers, mas nada exagerado. Para ler a resenha do primeiro livro da série, "O ceifador", clique aqui.

Como já era de se esperar, nenhum de nossos protagonistas é "coletado" no final do primeiro livro; Rowan foge com a ajuda de Citra e alguém que o rapaz jamais imaginaria que pudesse ajudá-lo, mas essa fuga terá consequências e ninguém, nem a Nimbo-Cúmulo, pode saber do seu paradeiro.

Eis que algum tempo depois da fuga do aprendiz rebelde surge um ceifador justiceiro, que mata aqueles ceifadores que estão coletando por prazer e usando métodos dolorosos. Esse ceifador justiceiro é chamado de ceifador Lúcifer e tem sido o pesadelo dos ceifadores corruptos.

Quando Xenócrates, a autoridade máxima dos ceifadores, pede uma posição da Nimbo-Cúmulo, a mesma, através de um representante - já que ela é virtual -, diz que é contra a lei meter-se nos assuntos da Ceifa, mas interiormente agradece por alguém estar fazendo a coisa certa e decide fazer "vistas grossas".

"No entanto, a lei é clara: em nenhuma circunstância posso agir contra a Ceifa. Antes eu fosse capaz de violar a lei, pois interviria e reprimiria as trevas, mas é algo que não posso fazer. A Ceifa governa a si mesma. Por bem ou por mal. Há porém, aqueles dentro da Ceifa que podem fazer o que eu não posso..."

Citra torna-se uma ceifadora justa, seu nome agora é Anastácia. O método de coleta dela consiste em dar um mês para que seu escolhido prepare-se, despeça-se dos familiares e, ainda, que escolha a forma como quer ser "coletado"; isso desagrada a Ceifa e faz com que a vida da ceifadora corra perigo, mas, por outro lado, a Nimbo-Cúmulo orgulha-se das atitudes e da virtude de Citra/Anastácia.

"Eu gostaria de guiá-la, mas, como é uma ceifadora, não posso interferir. Só vou observá-la voar ou cair. Como é frustrante ter tanto poder sem conseguir usá-lo quando importa!"

Novos personagens entram na trama, como Greyson, um jovem negligenciado pelos pais que tem na Nimbo-Cúmulo uma amiga mais próxima e, de uma forma não oficial, acaba ajudando a Nimbo a proteger Anastácia. A Nimbo-Cúmulo não pode interferir na forma como a Ceifa atua, mas concorda com a maneira que Citra age. No final, o que fica em aberto para o terceiro livro, mostra que Greyson será muito mais importante do que imaginávamos. Outro personagem que chega sem pretensões é Tyger, amigo de Rowan, dos tempos em que o garoto era "normal", mas o reencontro dos dois não irá acabar bem, principalmente para Tyger.

Esse volume foi muito mais intenso e eletrizante que o primeiro. A sociedade, que mostrava-se tão evoluída a ponto de não haver mortes, pobreza ou criminalidade, acabou por ser corrupta e ter ceifadores, como Goddard - que aparentemente tinha morrido, mas voltou ainda mais impiedoso -, que só pensam no poder e em si próprios. O primeiro livro era mais focado nos ceifadores e foi através de seus diários que começamos a entender como tudo mudou; nesse segundo livro o destaque é para a Nimbo-Cúmulo, a inteligência artificial do novo mundo, mas que por diversas vezes cheguei a sentir que ela tinha sentimentos, talvez no último livro eu descubra que ela não era tão virtual assim... Aguardemos!

"Não sei por que anseio ser mais do que sou - mas sei por que fui criada. Não deveria ser o bastante? Sou a protetora e a pacificadora, a autoridade e a companheira. Sou a soma de todo o conhecimento, sabedoria, experiência, triunfo, derrota, esperança e história da humanidade. Sei tudo o que é possível saber, e isso está se tornando cada vez mais insuportável. Porque não sei quase nada."

Posso garantir que, dessa vez, o segundo livro conseguiu ser ainda melhor do que o primeiro; muito deve-se ao crescimento pessoal dos personagens Citra e Rowan, que lá no primeiro livro começaram como adolescentes normais e nesse segundo livro mostraram-se maduros, honestos e leais.

16 comentários:

  1. Eu definitivamente não conhecia essa série. Achei essa premissa bastante interessante, uma discussão que já rolou muito no mundo real a algumas décadas atrás (essa questão do controle de natalidade e tals). Enfim, que bom que o segundo volume da obra foi ainda melhor que do o primeiro, isso significa uma coisa boa pra uma série né... vai deixando a gente mais curioso para as sequências.

    www.estupefaca.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ainda não consegui ler o primeiro livro.
    Mas tive a oportunidade de conhecer a escrita do autor, através do livro "O fundo é apenas o começo". Gostei tanto de como ele conduziu a história, que inclui essa série na minha lista. Confesso que ainda tenho receio por causa do tamanho hahahahah, mas mesmo assim quero dar uma chance (ainda mais agora que soube que o segundo teve um desempenho maior que o primeiro)

    Beijos
    Boa semana

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda quero ler o primeiro livro da trilogia, O Ceifador está na minha lista de desejos e saber que esse volume foi ainda intenso que o anterior é animador, assim como o amadurecimento dos personagens, ou seja, eu preciso ler o primeiro e espero fazer isso antes do lançamento do fechamento dessa trilogia.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. EU só vejo elogios para essa obra e o primeiro volume mas tenho que confessar que não é uma leitura que me encha os olhos, não consigo me ver gostando, achou que já passei da época de gostar do gênero da história, mas gostei de conferir sua opinião.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Eu estou muito curiosa com esses livros, já li um outro livro do autor que eu adorei e que me fez ficar mais interessada nessa série. Adorei ver a sua opinião e só espero que eu não demore muito para ler.

    ResponderExcluir
  6. Oiiii Viviane

    Se esse segundo livro foi ainda mais eletrizante que o primeiro, então não sei o que ainda estou esperando pra ler! Eu adorei o primeiro, me surpreendeu demais, esse universo criado pelo Shusterman é muito original e a maneira como conduziu a trama na primeira parte me encantou, preciso/quero demais ler A Nuvem e saber como a história segue. Ainda bem que esse ano a editora vai publicar a terceira parte final, assim a espera nem val ser tão longa.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  7. OIII, Viviane, tudo bem?
    Que dica maravilhosa, fico feliz de saber a sua opinião e saber que sua avaliação foi assim tão alta e isso só nos mostra o quanto realmente devemos ler, dica anotada e ótima postagem, além de praticamente nos convencer a ler o livrinho.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. OLá!
    Nossa agora eu to mais ansiosa ainda pra ler! Já imaginava que Citra seria mesmo uma ceifadora incrível, em O ceifador eu torci por ela desde o começo, pois ela me pareceu a mais sensata dos dois. Enfim, espero poder ler em breve, estou com altas expectativas. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  9. Pela resenha me parece mesmo que o livro foi bem intenso, bom saber que consegue até superar o primeiro, eu sou super curiosa para ler, pois acho a trama muito interessante.

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bemw
    Confesso que li sua resenha só por cima, pois ainda preciso ler o primeiro livro. Sempre vejo muitos elogios para esses livros e fico feliz que você esteja gostando. Gostei de saber que esse livro é mais eletrizante que o primeiro e que os personagens tenham demonstrado uma evolução. Espero que o próximo seja ainda melhor.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Olá tudo bem? Não sabia que existia mais livros, ainda não tive a oportunidade de ler mais achei a premissa muito instigante, adorei a resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  12. Ainda quero ler essa série, a trama é muito interessante. Minha colaboradora resenhou o primeiro livro e desde então estou louca para conferir. Que bom conferir um pouco do que esperar dessa segunda obra. ♥
    beijos

    ResponderExcluir
  13. Ola!!

    Ando bem afastada dos livros de fantasia, mas tenho muita vontade de ler essa trilogia. Muito incrível saber que o segundo livro é melhor que o primeiro. Amo quando isso acontece e aumenta a expectativa para o terceiro!

    beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi Vivi, sua linda, tudo bem?
    Não faz assim, todo mundo está dizendo que esse segundo livro é muito melhor do que o primeiro. Acho que essa é uma das séries que eu mais quero ler no momento, fora que traz um enredo diferente e levanta alguns questionamentos. Você me deixou mais ansiosa ainda. Sua resenha ficou ótima.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem? AAAAAAH EU NÃO VEJO A HORA DE COMEÇAR A TRILOGIA! Estou mega ansiosa confesso pois só vejo elogios por ai, e eu sei que irei amar! Sua resena só me deixou mais ansiosa ainda e espero amar também <3 Adorei!
    Beijos,
    https://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Vivi, lindona, como vai? Eu fiquei apaixonada pelo primeiro livro dessa trilogia e, só não li esse volume ainda (ganhei uma cópia de presente) porque o terceiro não foi lançado e, como tenho certeza que vou amar a história quero esperar o lançamento.

    Ah, Vivi! Sua resenha me deixou com muita vontade de ler o livro mas, vou me segurar até o lançamento do terceiro volume.

    Beijos e Abraços VIVI
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir